Secretaria de Saúde reestrutura Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Nesta quinta-feira (18), foi reestruturado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e inaugurada sua sede na Avenida Domingos da Silva Candemil, no Centro. O evento contou com a presença de autoridades municipais e secretários do executivo. O evento teve a participação da Banda Municipal Unidos de Imaruí.

O NASF tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da Saúde na Atenção Básica da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipe de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúdeda Família.

As áreas estratégicas para a realização das atividades do NASF são as seguintes: atividades físicas, práticas corporais, saúde mental, serviço social, práticas integrativas e complementares e saúde da mulher.

O município de Imaruí contará pela primeira vez com um local para os profissionais realizarem suas ações. O NASF utilizará as estruturas, a exemplo das Academias de Saúde, como espaços que ampliem a capacidade de intervenção coletiva das equipes de atenção básica para as ações de promoção de saúde na busca pelo fortalecimento do protagonismo de grupos sociais em condições de vulnerabilidade na superação da condição do indivíduo enfermo.

Segundo o prefeito de Imaruí Manoel Viana, “o NASF vem para auxiliar e muito os serviços da área da saúde, como forma de proporcionar uma nova perspectiva àqueles indivíduos acometidos de enfermidades e que se encontram em condições de vulnerabilidade.” Karine Fontana secretária municipal de Saúde coloca ainda que o NASF “é mais uma ferramenta na área da saúde para garantir mais qualidade de vida aos usuários que necessitam de atenção especial para sua recuperação.”