Secretário de Saúde é entrevistado na rádio Litoral

O Secretário de saúde Sergio Fernando Domingos Arent esteve nesta terça-feira (19) participando do programa Panorama das cidades(litoral 1480 AM)

Sérgio disse que a saúde é um desafio para todos os gestores públicos e precisa ser vencido diariamente.

Quanto aos novos veículos que a Secretaria recebeu (http://www.imarui.sc.gov.br/conteudo/?item=4364&fa=1&cd=80505), o Secretário informou que a Ducato está sendo usada nas viagens a Florianópolis (diariamente dois carros de 16 lugares cada um, são disponibilizados para levar pacientes, às 05:00h e às 11:00h)

O Palio está à disposição da Estratégia da Saúde da Família (ESF), a motocicleta está sendo utilizada pelo agente de controle de endemias/Dengue.

Quanto ao atendimento nas comunidades do interior, o mesmo é realizado pela Estratégia da Saúde da Família (antes conhecido como PSF). Ima ruí possui 100% de cobertura da estratégia,ou seja todas as comunidades são contempladas com o atendimento.A equipe é composta por um médico,uma enfermeira,um odontólogo,um técnico de enfermagem ,um auxiliar de consultório odontológico e um agente de saúde.A secretaria possui cinco equipes.

Questionado a respeito da distribuição de remédios, o secretário informou que os medicamentos só são fornecidos mediante apresentação de receita médica. São fornecidos todos os medicamentos da assistência farmacêutica na atenção básica.A licitação para a compra de medicamentos é feita co base na portaria nº2982 de 26 de novembro de 2009.

Existem também os medicamentos fornecidos pelo Estado.

Quanto aos medicamentos que não são da responsabilidade do Município, nem do Estado. A orientação é para que o paciente procure a equipe da saúde da família, a enfermeira estará encaminhando este paciente para a Assistência Social, onde será feito um estudo sócio econômico para a possível liberação do medicamento.

A secretaria de saúde também fornece transporte para os pacientes que fazem hemodiálise em Tubarão ás terças, quintas e sábados.

Existem vários programas Estaduais e Federais como o SISPRENATAL-Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, SISVAN-Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, O Hiperdia é um sistema informatizado que permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, o programa de Saúde Mental, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde também conta com um suporte extra, o NASF-Núcleo de apoio a saúde da família, esse núcleo é constituído por uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento (médico psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, e assistente social) e atuarão em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, atuando diretamente no apoio as equipes e na unidade na qual o NASF está cadastrado.

O Secretário voltará á radio litoral no dia 19 de novembro, para manter a população informada das ações da Secretaria Municipal de Saúde.