Futuras mamães participam de encerramento de Curso

Gestantes acolhidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e cadastradas na Estratégia Saúde da Família – ESF estiveram reunidas, na tarde da última terça-feira (29), para o encerramento do primeiro ciclo de atendimentos nos Serviços de Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos através de ações focadas no Curso para Gestantes que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município.
Participaram deste primeiro grupo 30 futuras mamães que durante cinco encontros tiveram palestras com os seguintes temas: mudanças no corpo, amamentação, alimentação, sexualidade na gestação, cuidados com o recém-nascido, massagem para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe/bebê, cuidados com a saúde bucal, calendário vacinal, planejamento familiar, aspectos emocionais na gestação e no pós-parto, papel paterno, expectativa do parto e visita no Hospital e Maternidade São João Batista.
Flávia de Souza Borges, que está com 21 semanas de gestação comenta que o curso oportunizou as gestantes terem conhecimento maior sobre vários aspectos que fazem parte deste momento. "Sempre achamos que já não temos mais dúvidas, mas acabam ficando alguns questionamentos, principalmente para as mamães de primeira viagem", comenta.
Ministraram as palestras as enfermeiras Gislaine Botelho, Amanda Gonçalves de Souza, Josiane Mara dos Santos; fisioterapeuta Karini Marques; técnicas em enfermagem Débora Raimundo Teixeira, Sandra Mirian Oliveira da Silva; o odontólogo ; psicólogo Rogério Eugênio da Silva e a médica Juacema Gomes dos Santos Melo.
Estes serviços desenvolvidos pelo CRAS em parceria com a secretaria de Promoção Social e Secretaria de Saúde veio com o intuito de unir profissionais para executar um trabalho para oferecer o bem-estar e promover um espaço onde as gestantes pudessem receber orientações técnicas de ordem prática, comportamental e afetiva. Além disso, oferecer um ambiente interativo e acolhedor para que as gestantes trocassem informações e experiências vividas e também falar sobre suas expectativas, ansiedades, medos, inseguranças, ou seja, assuntos relacionados ao momento de intensa emoção que estão vivendo. "O Curso para Gestantes em parceria com a Secretaria de Promoção Social possibilitou um maior entrosamento entre todas as gestantes cadastradas no município, tendo um espaço centralizado o que viabiliza as ações da Secretaria de Saúde em relação aos cuidados com as gestantes durante o pré-natal e puerpério", analisa o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent.
A secretária de Promoção Social, Irene Nunes Garcia do Amaral agradeceu a todas que participaram do curso, e também aos envolvidos, e destacou a importância na realização do mesmo. "É essencial que as gestantes recebam orientações de diversas áreas, através de profissionais especializados, para que possam obter esclarecimentos sobre dúvidas que ocorrem durante a gestação e com a chegada do bebê", afirma.
Ao final do Curso as gestantes ganharam lindas guirlandas confeccionadas com muito carinho pelos alunos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – CCFV, certificados e kits para seus bebês, e ainda puderam saborear um delicioso lanche. "Ficamos felizes em fazer algo assim para todas elas" destaca Emily Zanela, de 11 anos, aluna do CCFV e que participou ativamente do processo de criação e confecção das guirlandas.