Imaruí é uma das poucas cidades da região que emite o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural via Web

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é uma autarquia federal criada pelo Decreto nº 1.110, de 9 de julho de 1970 com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.

O agricultor não pode vender nem financiar seu imóvel se não possuir o INCRA.

A Prefeitura Municipal de Imaruí disponibiliza a estrutura física e um funcionário para atendimento aos agricultores, e custeia os cursos de capacitação para que o funcionário possa estar atualizado e com direito a utilizar o sistema via web. A senha para acesso ao sistema só é renovada mediante o curso de capacitação.

Imaruí atende agricultores de cidades vizinhas como Imbituba, Paulo Lopes, Laguna, São Martinho.

A cidade mais próxima que também possui a senha de acesso ao sistema é Capivari de Baixo.

A emissão do CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural) via Web, pode ser feito na mesma hora se estiver no limite de quatro módulos (cada módulo é composto por 16 hectares). Acima de quatro módulos,é preenchido um formulário e enviado via correio para o INCRA.

O INCRA não repassa valores para que o serviço continue funcionando no município,e mesmo assim a Prefeitura disponibiliza esse serviço gratuitamente.

João Batista Pedro Serafim é o funcionário responsável pela Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), a unidade está localizada no prédio da Prefeitura Municipal de Imaruí, junto a Secretária de Agricultura, com atendimento das 07 às 13:00h, telefone 48 3643 0138.