Fórum e Implantação do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho da Pessoa com Deficiência

Na última quarta-feira (12), a Prefeitura Municipal de Imaruí, representada pelo Secretaria de Promoção Social, realizou o Fórum dos Direitos da Pessoa Idosa e com Deficiência de Imaruí. Os Conselhos foram formados após palestras e apresentação de trabalhos da APAE. O evento aconteceu no Auditório Professora Rosana Lopes Mendes, na Escola Portinho Bittencourt, e contou com a presença do Prefeito Rui José Candemil Junior, do vice prefeito Juaci do Amaral, vereadores e Secretários municipais. Além da presença da APAE do município, grupos de mulheres e idosos.

O Evento contou com palestras com O Dr Odilon, urologista, a fisioterapeuta Ana Paula, a Assistente Social do CRAS Débora Raimundo e a psicóloga do CRAS, Thayse Liany de Souza.

As vagas dos membros do conselho dos Direitos da Pessoa Idosa são ocupadas de acordo com o que determina a Lei Municipal l nº 937, de 03 de novembro de 2003 e lei nº 1318, de 26 de maio de 2008, sendo 10 Conselheiros Titulares e 10 Suplentes. E, o Conselho Municipal da pessoa com deficiência foi criado através da Lei municipal nº 1903, de 12 de outubro de 2015, que determina também a composição de 10 Conselheiros Titulares e 10 Suplentes.

O prefeito Rui José Candemil Jr destaca a implantação do conselho como “um passo importante para garantir mais acessibilidade e cidadania para a população de Imaruí com algum tipo de deficiência” e para o idoso. “É de extrema importância a implantação de um espaço para discutir políticas públicas em prol desses segmentos. A proposta municipal busca fortalecer o programa nacional de aprimorar e fortalecer as iniciativas, de modo a eliminar barreiras e garantir inclusão social, autonomia e acesso da população com deficiência e aos idosos, a bens e serviços.