Enfermeiros da E.S.F participam do 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem

 

Para algumas classes profissionais, feriado nem sempre é sinal de folga. Até quando não estão em seus postos de trabalho, a atenção destes profissionais continua voltada para o aperfeiçoamento e a capacitação profissional, para que possam continuar atendendo aos interesses da população.

Participaram do evento os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família: Mônica Corrêa Candemil, Amanda Gonçalves, Gislaine Botelho, Josiane Mara dos Santos e Bruna Teixeira da Silva, juntamente com o Secretário de Saúde Sérgio Fernando Domingos Arent e a enfermeira Bruna Faoro.

 

Foram apresentados 2 trabalhos realizados pela enfermeira Mônica Corrêa Candemil, tendo como tema o "Perfil Epidemiológico do idoso atendido em uma Unidade de Saúde da Família no município de Imaruí – SC" e outro tendo como tema "Educação em Saúde com um grupo de gestantes na Unidade de Saúde da Família: um relato de experiência".

 

Na ocasião os enfermeiros realizaram o cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL!

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. 

 

http://abeneventos.com.br/62cben/

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64