Tradicional festa do Senhor Bom Jesus dos Passos de Imaruí atrai uma multidão de fiéis

A tradicional festa do Senhor Bom Jesus dos Passos de Imaruí que aconteceu neste domingo (22) atraiu multidões. Milhares de fiéis vieram ao município para pagar promessas referentes à graças alcançadas e pedir bênçãos diversas. Documentos registrados nos livros da Paróquia São João Batista, informam que a festa já acontecia em 1870. Desde então já há mais de um século a festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos de Imaruí é tomada por milhares de fiéis movidos pela fé.

Peregrinos caminharam por quilômetros para alcançar bênçãos e pagar promessas. Durante a festa é possível encontrar centenas deles desde o sábado, virando a madrugada e adentrando o domingo percorrendo as estradas do município. São pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos que movidos pela fé vem a Imaruí todos os anos na festa de Passos.

Aos peregrinos para que possam se recompor da longa caminhada é servido um café da manhã especial em frente à Casa Paroquial. Massas e bolos doados por pessoas que esperam ou agradecem principalmente os milagres de cura. As massas são feitas em formato de alguma parte do corpo, como, coração, pernas, braços, pés, rosto e inclusive pequenos bonecos e até bois dependendo da graça alcançada, de acordo com a enfermidade a qual foi curada.

Há também na Igreja a “Sala dos Milagres” é lá que os fiéis depositam próteses, gessos, madeixas de cabelo como forma de demonstrar que obtiveram as graças alcançadas para as enfermidades as quais os abatiam. Também nesta sala são colocadas as cruzes que os fiéis carregam durante a procissão e pedras como pagamento de promessas e de graças alcançadas.

O momento principal da festa é o encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos, momento que retrata a dor da Mãe de Cristo ao vê-lo em sofrimento. Durante todo o domingo a grande multidão ocupou todos os espaços entre a praça e a Igreja para acompanhar de perto a programação com devoção.

Saiba mais:

Conta à lenda histórica e envolta por grande mistério que:

A imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos foi entalhada por um escultor desconhecido e teria chegado a Imaruí entre as mercadorias de um barco. Ao chegar aqui o misterioso caixote teria causado grande curiosidade entre os populares. Posteriormente foram feitas três tentativas frustradas de levar a imagem de volta para o porto de Laguna. Contam que, quando tentavam levar a imagem uma forte tempestade adiava a viagem de barco, então por decisão do capitão a imagem permaneceu no município, teria dito ele: “o santo quer ficar em Imaruí.” Após isso a imagem foi levada então para a Capela da Freguesia, isso em meados do século XIX por volta do ano de 1850. A primeira diretoria da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos que se tem registro foi empossada em 1928, tendo como provedor o Senhor Pedro José de Oliveira.

Em 1925 a Irmandade construiu a Capelinha do Senhor dos Passos, com a ajuda da comunidade. (fonte site da Paróquia de Imaruí).

E hoje, já há quase dois séculos a tradicional festa do Senhor Bom Jesus dos Passos atrai multidões anualmente e a venerável imagem é considerada pela Igreja e pelos fiéis milagrosa. Prova disso são as milhares de pessoas que aqui vem no domingo de festa movidas pela fé agradecer as graças alcançadas, pagar suas promessas e buscar bênçãos milagrosas.