Mestrando do México vai visitar Imaruí para estudar o Orçamento Participativo

Tese de mestrado de Universidade Mexicana utilizará o município de Imaruí como referência de estudo sobre gestão pública.

Desde janeiro de 2013 o município de Imaruí utiliza um processo batizado de “Orçamento Participativo (OP)”, foi recomendado como uma boa prática de governo na II Conferencia do Habitat, realizada em Istambul no ano de 1996. Este método, considerado muito mais democrático que, segundo o Prefeito Manoel Viana “permite que cada cidadão possa interferir na criação das políticas públicas e nas demais decisões do governo”.

A implantação de novo método no município de Imaruí chamou a atenção da advogada Olga Liliana Palacios Pérez, mestrando em recursos humanos, do México, da “Universidade Autónoma de San Luis Potosí”, que vem visitar Imaruí onde estudará o desenvolvimento do mesmo, sobre o qual vai desenvolver a tese “Os Orçamento Participativos do Brasil”.

Em Parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UFSC), a mestrando está em estadia no Brasil durante alguns meses para estudar esse método de participação popular tão comentado: o Orçamento Participativo.

A mestrando vai conhecer ainda as experiências de Porto Alegre, considerada a primeira experiência válida e marco fundacional do OP no Brasil, e Brusque, que farão contraponto com a experiência ainda jovem de Imaruí.

“O mestrado é na área de Direitos Humanos. Tenho muito o que analisar. Eu vou fazer um estudo comparado ente o México em uma comparação ao Brasil. Ficarei no Brasil até o final do mês de abril. É um grande prazer e alegria estar no Brasil conhecendo essa nova cultura e uma nova experiência sobre os orçamentos.” – Afirma a advogada mexicana, Olga Liliana Palacios Pérez.