IMARUÍ REALIZA IX CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Promoção Social de Imaruí, realizou nesta quinta-feira, 8 de agosto, a IX Conferência de Assistência Social – etapa municipal – preparatória para as demais instâncias superiores.

Fizeram-se presentes na conferência o Prefeito Manoel Viana, o vereador Vanderlei Cunha, o Secretário de Promoção Social, Oclides Rodrigues, funcionários da secretaria de Promoção Social, educação, e várias coordenadoras de grupos organizados, como grupo de mulheres, mãe, idosos e representantes de associações e organizações não-governamentais.

A conferência iniciou por volta das 14h, apresentada pela psicóloga Dayse May, acompanhada do hino nacional. Após, o Prefeito fez a sua participação, elogiou pela iniciativa e falou sobre a importância de conferências municipais na discussão do melhor desenvolvimento do município.

O Presidente do Colegiado de Gestores da Amurel e Secretário Municipal de Imaruí, Oclides Rodrigues, palestrou sobre o tema “Gestão e Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sua importância no cenário municipal. “O foco do Sistema Único de Assistência Social tem como objetivo integrar a rede visando prevenir a vulnerabilidade social, e promover políticas públicas tendo como resultado principal o desenvolvimento humano e social” – Afirma Oclides.

Em seguida, o público presente foi dividido em seis grupos para discussão de programas, projetos e serviços sócio assistenciais. Cada grupo discutiu um tema proposto, entre os temas, destacam-se: 1 – Ciclo Orçamentário e financiamento obrigatório da Assistência Social; 2 – Gestão do Sistema Único de Assistência Social; 3 – Gestão de Trabalho; 4 – Gestão de serviços, programas e projetos; 5 – Gestão dos benefícios no SUAS; 6 – Regionalização.

Foi oferecido um coffee break aos presentes, e em seguida foram apresentados os temas de cada grupo para sua discussão e formulação das proposições.

A conferência finalizou com as deliberações das propostas dos grupos sendo discutidas e aprovadas e a eleição de 2 delegados e 2 suplentes, Oclides, Tailana, Lucimar e Vânia.

O Secretário Oclides finalizou a reunião parabenizando a todos e reafirmando a importância da Assistência Social para o município de Imaruí.