ALFABETIZAR NA IDADE CERTA TAMBÉM É COMPROMISSO DO MUNICÍPIO DE IMARUÍ

Professor Jair Paulo

Os professores de Imaruí participam de um novo desafio para a educação – alfabetizar meninas e meninos até a idade de 08 anos. Trata-se de uma ação integrada entre o governo federal e o município de Imaruí. O PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) tem por objetivo preparar os professores da rede municipal de ensino para desenvolver metodologias de ensino que facilitem o processo de alfabetização, ou seja, que as crianças aprendam a ler e escrever com autonomia até o 3º ano do Ensino Fundamental.

No município de Imaruí, os encontros acontecem semanalmente no auditório Rosana Lopez Mendes, da escola Portinho Bittencourt, no centro de Imaruí. O projeto vem sendo trabalhado desde o mês de março de 2013. Segundo a coordenadora do programa, Lilia Santos da Rosa Fernandes, e a orientadora, Vanderléia Ivete Marque Mattos, os professores se mostram interessados com essa nova perspectiva de alfabetizar letrando, onde a criança aprende a ler entendendo o sentido da leitura e assim passa a refletir sobre o que está lendo, construindo indagações que levam a diversas formas do conhecimento.

O curso conta com a presença de 20 professores alfabetizadores e 08 professores ouvintes. Os alfabetizadores recebem uma bolsa de 200,00 mensais via MEC e todos recebem transporte e alimentação, oferecidos pela Secretaria de Educação do município.

Segundo os professores, os cadernos de formação possuem qualidade e seu conteúdo é de fácil entendimento, proporcionando novidades para serem aplicados em sala de aula. Outras situações favoráveis são os debates e apresentações que enriquecem a bagagem profissional desses educadores.

Como tudo na vida tem seu tempo, não é diferente o processo de alfabetização. Ou se planta na idade certa, ou corre-se o risco de não colher o aprendizado necessário nas séries seguintes.