Colunista do Rio Grande do Sul parabeniza Prefeitura e Câmara de Vereadores de Imaruí por iniciativa

Israel Lopes é advogado e pesquisador, Coautor do livro "Pedro Raymundo", da Coleção "Esses Gaúchos", da Editora Tchê! / RBS, de 1986 – Biografia das personalidades que projetaram o Rio Grande do Sul nacionalmente.
Em sua coluna Regionalismo, no Jornal Armazém da Cultura (setembro de 2011), da cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, Israel Lopes fala sobre o resgate da história de Pedro Raymundo. Confira!

Homenagem a Pedro Raymundo em sua terra natal

Por Israel Lopes, na Coluna Regionalismo, do Jornal Armazém da Cultura, do Rio Grande do Sul

Li no Jornal Popular Catarinense (de Imbituba ) e na Folha do Vale ( de Braço do Norte ) sobre as comemorações dos 121 anos de Emancipação Político-Administrativa de Imaruí, SC.
Em junho, o Prefeito Amarildo Matos de Souza, acompanhado dos Vereadores Gilson Manoel Rosa e Laércio Arceno Corrêa e do museólogo Robson Lunardi, visitaram o Governador Tarso Genro, fazendo um convite de uma parceira, em razão do elo histórico e cultural entre aquele município com o Rio Grande do Sul, tendo como exemplo: a Revolução Farroupilha e a história do cantor e compositor Pedro Raymundo. Entregaram ao Governador, um CD de Pedro Raymundo, o qual ele disse admirar muito.
Como representantes do Rio Grande do Sul, palestraram no dia 25 lá em Imaruí: a folclorista Elma Sant'Anna, com o tema: "Revolução Farroupilha: Saque e Massacre de Imaruí", e o historiador Claudio Knierim, Diretor Técnico do IGTF ( como representante do Governador do Estado), com o tema: "A Vida de Pedro Raymundo – Um Cidadão Imaruiense". Os palestrantes, também divulgaram o evento em duas edições do programa "Galpão do Nativismo", apresentado por Dorotéo Fagundes, na Rádio Gaúcha de Porto Alegre.
O povo de Imaruí está de parabéns com essa grande iniciativa da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, procurando resgatar a história do filho ilustre, que através de sua arte projetou a sua terra a nível nacional. Contatei com o historiador e museólogo Robson Lunardi, de Orleans, SC, um dos organizadores do Memorial em Imaruí, que me pediu exemplares do nosso livro sobre "Pedro Raymundo", com Vitor Minas, da coleção "Esses Gaúchos", da Editora Tchê!/RBS, 1986, para divulgar nas bibliotecas das escolas do Município. Pois somente havia conseguido um xerox do livro.
O livro está esgotado, mas como pesquiso há 28 anos sobre a contribuição do autor de "Adeus Mariana" a música do Rio Grande, estou finalizando o meu livro "Pedro Raymundo – De Gaita e Bombacha na MPB". Pesquisei nos jornais de Porto Alegre, sobre os programas de rádios e do ambiente musical gaúcho, nas décadas de 30 e 40. Também, é claro, nos jornais e revistas de outros Estados, pois foi Pedro Raymundo quem primeiro divulgou a música de gaita e Bombacha, no Brasil afora, no início da década de 1940. Antes do Movimento tradicionalista Organizado. Então, o historiador Robson Lunardi, no contato por e-mail, já me convidou para fazer o lançamento do livro, na Terra de Pedro Raymundo.