Relatório de atendimentos e atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, mês de agosto

Especificação dos atendimentos e atividades:

ü  42 famílias cadastradas e/ou atualizadas no Sistema de Cadastramento Único do Programa Bolsa-Família, PETI;

ü  24 atendimentos feitos pela Secretária Municipal de Promoção Social.

ü  Atendimento no CRAS feito pelos Técnicos totalizando 71. Sendo 34 Psicológicos e 37 Sócio Assistenciais.

ü  08 concessões de cestas-básicas (cestas completas, incompletas, leites, etc.);

ü  18 solicitações e entrega de passe de ônibus do idoso (carteira do idoso) Municipal e Estadual;

ü  A Secretaria em parceria com a Epagri apresentou para cerca de 30 componentes dos grupos de mulheres do município o curso CORES DA TERRA, curso este realizado na sede do CRAS que teve como principal objetivo ensinar as mulheres do município a utilizarem de forma correta os produtos da terra para confecção de peças artesanais que tragam renda para suas famílias.

ü  Em parceria com o SENAR a Secretaria e o CRAS promoveram o curso de Doces e Geléias para cerca de 15 componentes de famílias PAIF.

ü  Em virtude das fortes chuvas o recadastramento do Bolsa Família das famílias índigenas foi adiado para o mês de Setembro, sendo que só foi possível a visita de nossa equipe a Aldeia Tekoa Marangatu para avisá-los do adiamento.

ü  Reunião na Amurel tema abordado Tipificação dos Serviços Socioassistenciais.

ü  A Secretaria Municipal de Promoção Social esteve reunida, com o Secretário Regional de Laguna, Christiano Lopes, Maria Darci Mota, Presidente da COHAB e outros representantes das prefeituras integrantes da SDR, onde foi apresentada a proposta do Estado aos Municípios para a construção de casas populares de 2011 a 2014. Na SDR Laguna serão construídas, aproximadamente, 450 casas. Ficando assim distribuídas: Laguna 100 casas urbanas, Garopaba 50 casas urbanas; Imaruí 50 casas urbanas; Imbituba 136 casas urbanas e 64 apartamentos; em Paulo Lopes serão 30 casas urbanas e 20 rurais.

ü  Entre os dias 15 e 19 de agosto a Secretária de Promoção Social participou do Curso de Capacitação de Instrutor e Entrevistador do Sistema de Cadastro Único com duração de 40hs.

ü  A Secretaria participou de uma palestra no Fórum municipal sobre a campanha PAILEGAL de reconhecimento de paternidade, esta campanha será levada para as crianças do PETI através de uma apresentação ministrada pelos técnicos do CRAS e Conselheiros Tutelares.

ü  Confirmada a data da festa em comemoração ao Dia do Idoso, será em  29 de setembro.

ü   Durante o mês de agosto foram feitos os preparativos para o Casamento Comunitário que será realizado no dia 15 de outubro.

ü  No mês de Agosto formou-se a primeira turma de alunos do Projeto Doutores da Construção.

ü  Foi adiado para o dia 27 de Setembro a eleição da nova diretoria do COMAS, após a eleição da nova diretoria será organizado a Conferência Municipal de Assistência Social.

ü  O 1° Fórum Regional dos Direitos da Pessoa Idosa realizado na Amurel contou com participação de Imaruienses.

ü  A partir do mês de agosto começaram os recadastramentos e as atualizações dos Grupos de Idosos e de Mulheres do município.

ü  A inauguração do Mercado do Produtor Vereador Pedro Westrupp que apoia o artesanato da nossa terra, contou com apoio da Secretaria de Promoção Social.

ü  Durante as comemorações de aniversário do Município houve a dispensa Militar  e Juramento à Bandeira.

ü  CMDCA – Após ser prorrogada pela 2ª vez com o pedido da Promotora de Justiça de Imaruí, são encerradas as inscrições para candidatos a Conselheiros Tutelares. Tendo a aplicação do teste seletivo confirmada para o dia 26/09/2011.

ü  Oficina de cadernos de receita para os grupos de mulheres.

ü  Elaboração de Cronograma de cursos para o mês de Setembro aos Grupos de Mulheres, Oficina de Cerâmica, pinturas e restaurações.

ü  A partir do mês de setembro a equipe Social e CRAS irá se reunir toda primeira quarta-feira do mês com para uma breve reunião que tratará de assuntos referentes à produção do mês e projetos futuros.

ü  Encerramento da Campanha do Agasalho 2011 conquistando grande êxito com uma média de 155 pessoas beneficiadas com cobertores, calçados, colchões, camas e agasalhos.

ü  Entrevista dada na Rádio Litoral pelos técnicos responsáveis pelo Bolsa Família, CRAS e PETI.

ü  Novo horário do Programa Bolsa Família nas segundas, quartas e quintas das 08horas e 30min às 12 horas e das  13horas às 17horas e nas terças e sextas-feiras visitas e cadastros domiciliares.