Prefeitura de Imaruí realiza primeira reunião do orçamento participativo

A prefeitura Municipal de Imaruí realizou a primeira reunião do Orçamento Participativo, nesta quarta-feira (13), às 20 horas, na comunidade de Ponta Grossa. Foram convocadas para esta atividade e se fizeram presentes, moradores das comunidades de Ponta Grossa e Recanto das Flores.

Segundo o prefeito Manoel Viana “esse foi o primeiro passo para consolidarmos a democracia em nosso município e fazer um governo voltado à população.” Nesta reunião foi apresentado o projeto e a metodologia do orçamento participativo, além de estabelecermos um mecanismo de dialogo entre a comunidade e a prefeitura.

Na atividade prefeito e secretário esclareceram várias dúvidas e ouviram as reivindicações dos moradores. A participação superou as expectativas, segundo a coordenadora do OP, Evelyn Scapin que iniciou a reunião.

No evento foi  exibido um vídeo mostrando o real cenário em que se assumiu a prefeitura, com vários ambientes depredados, escolas parcialmente destruídas, secretaria de obras sucateada, e o cancelamento de quinhentos mil reais (R$ 500.000,00) em empenhos nos últimos dias do ano e, folha atrasada do funcionalismo entre inúmeros problemas.

O secretário de Administração de Finanças, Luciano Boico, apresentou e explicou todo o funcionamento de orçamento participativo ao público presente, sanando as duvidas que foram surgindo. Após a fala do prefeito, onde destacou seu empenho em restabelecer a democracia e alavancar um novo momento de desenvolvimento no município que inclua e valorize a população, foi aberta a palavra aos presentes.

Várias perguntas foram feitas. Uma pergunta chamou a atenção do prefeito, foi feita pela senhora Lorena, moradora da comunidade. Ela perguntou diretamente ao novo Prefeito, Manoel Viana: – qual será a posição em relação ao incentivo a instalação de empresas.

“Vamos lutar para instalar empresas no município de Imaruí, sim. Incentivar de várias formas a vinda delas e facilitar ao máximo. Não garanto que vão vir empresas de 200 empregos, porque isso seria uma mentira da minha parte. Vou lutar para trazer empresas pequenas e médias, que gerem 20 a 30 empregos. Depois as grandes vão surgir com o tempo.” – Afirmou o Prefeito Manoel Viana.

“Este foi um primeiro passo”, reafirmou o morador do Recanto das Flores conhecido como Deca, a reunião do Orçamento Participativo foi de extrema importância para os moradores de Ponta Grossa de Recanto das Flores, que reivindicaram e dialogaram diretamente com a nova administração municipal, tirando dúvidas e buscando o melhor para as comunidades, esperamos que de certo e vá até o final com respeito aos moradores”.

O prefeito reafirmou que esta foi a primeira reunião do orçamento Participativo, nesta sexta haverá outra na comunidade da passagem do Rio Duna e na semana seguinte na comunidade de Rio Prainha, todas ocorrerão as 20horas. Assim estaremos construindo uma nova cidade.

Maiores informações podem ser obtidas na Prefeitura, pelo telefone 3643 0138 ou pessoalmente na sala do Orçamento Participativo.