Fábrica de Gelo em Imaruí a um passo de virar realidade.

Há praticamente um ano, o Ministério da Pesca contemplou Imaruí com uma Fábrica de Gelo em escamas, que servirá para potencializar a pesca e agregar valor a mesma, além de propiciar maior longevidade ao pescado, dando mais tempo ao pescador de comercializar, buscando preços mais atrativos. O esforço para tal conquista foi do IPPS – Instituto de Políticas Públicas e da Associação de Pescadores de Imarui e Região e contou com o apoio da Prefeitura municipal.

Ocorre que a falta de apoio político, por se tratar de um projeto que beneficia pescadores em prejuízo aos atravessadores que hoje se favorecem da situação de fragilidade das famílias de pescadores, e interesses pessoais e econômicos, tem levado a uma série de boicotes e sabotagens que tem deixado os pescadores em alerta.

Logo na instalação, o motor foi entupido de galhos de árvores, e posteriormente, a fábrica foi invadida e os registros de amônia abertos, exigindo a presença de técnico da empresa forneceu , para reparar a mesma.
"Além dos problemas físicos, a falta de sensibilidade das autoridades e até o boicote aberto, tem feito com que muitos órgãos se dediquem a exigir desta fábrica, que beneficia pescadores, sofra uma série de fiscalizações e exigências para alvarás a que nenhuma outra existente está submetida na região. Mas, isso tudo, serviu apenas para que o empreendimento se fortaleça, os pescadores e a comunidade de Taquaraçatuba se mobilizaram e apóiam a iniciativa", afirma Marciano Ribeiro, presidente da API.

Em regime de multirão e com a orientação de uma química, os pescadores estão construindo uma ETA – Estação de Tratamento da Água que irá abastecer a fábrica de gelo. "Essa é a última etapa a ser superada, já tivemos que contratar engenheiro para fazer laudo, registrar a planta do contêiner no CREA, pedir licença da Vigilância Municipal, e agora com a construção da ETA, que é a última exigência da Vigilância Estadual, esperamos ter a fábrica funcionando durante a I Festa da Pesca Artesanal e da Cultura Açoriana", desabafa Daniel Schutz, coordenador do IPPS.

fonte:http://institutoipps.blogspot.com/2010/12/fabrica-de-gelo-de-imarui-um-passo-de.html