Educação de Imaruí realiza evento com o tema: Plantando a semente da Cultura da Paz. Acolhimento que promove união e transformação nas escolas.

No último dia 16 de maio, um evento de acolhimento reuniu professores e agentes educadores da Rede Municipal de Ensino no Auditório Rosana Lopes Mendes, na EEFM Prefeito Portinho Bittencourt, com o tema “Plantando a semente da Cultura da Paz”. O encontro promovido pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, em parceria com as equipes multiprofissionais da Secretaria de Assistência Social, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), teve como objetivo fortalecer a união e buscar a transformação nas escolas frente ao desafio da violência.

Durante o evento, o Secretário de Educação Sérgio Jeremias, proferiu um discurso inspirador, ressaltando a importância de plantar as sementes da Cultura da Paz no momento atual. Ele destacou que, diante das adversidades que nossa sociedade enfrenta, é fundamental resgatar os valores sociais e morais que devem nortear a convivência em comunidade, especialmente no ambiente escolar. O Secretário enfatizou que os professores desempenham um papel fundamental na formação dos alunos, sendo verdadeiros nortes em suas vidas.

Além do Secretário de Educação, estiveram presentes no evento autoridades que compuseram a mesa, demonstrando o comprometimento das diversas áreas na busca pela transformação das escolas e da sociedade como um todo. Dentre elas, a Senhora Maria Madalena Nunes, Secretária de Saúde,  Enedino Antônio Corrêa Neto, Coordenador do NASF e Delaine Rodrigues Fernandes, Psicóloga do NASF. Também marcaram presença as Assistentes Sociais da Secretaria de Assistência Social e CRAS do Município.

Durante o evento, os participantes puderam compartilhar suas experiências, dificuldades e preocupações relacionadas à violência nas escolas. Os profissionais do Social, CRAS e NASF desempenharam um papel fundamental, oferecendo suporte interdisciplinar e enriquecendo as discussões com suas perspectivas da educação e da saúde. O acolhimento ocorreu em salas de aula específicas, permitindo que cada grupo se sentisse seguro para expressar suas emoções e relatar casos específicos.

O Prefeito em exercício, José Euclides da Rocha, mesmo não podendo comparecer por questões de agenda, destacou a importância desse trabalho conjunto em prol da transformação das escolas e da construção de um futuro melhor para os estudantes e reforçou o compromisso da administração municipal em lidar de forma efetiva com a questão da violência nas escolas, apoiando e valorizando os profissionais da educação.