Prefeito concede entrevista à Rádio Litoral

No último sábado (28), o Prefeito Rui José Candemil Junior concedeu entrevista exclusiva ao Programa Resenha Litoral, apresentado pelo Radialista José Luiz Tancredo e falou do trabalho realizado durante o primeiro mês de sua gestão.

Segundo o Prefeito Rui José, o mesmo encontrou o município em situações difíceis em todos os setores. O prefeito falou ainda dos planos para reconstruir a cidade e das parcerias que vem firmando em vários setores.

Desde os primeiros dias de gestão, todos os funcionários estão empenhados em uma força-tarefa a fim de colocar tudo em dia, dando destaque a equipe responsável pela Contabilidade do município.

Questionado sobre como encontrou a situação contábil, o Prefeito destaca que encontrou dificuldades por falta de atualização no setor responsável que teve os trabalhos parados em junho de 2016. Outra contratempo está relacionado a dívida deixada pela gestão anterior, com os fornecedores do município

O caixa da prefeitura possui valores de convênios que estão destinados a obras, como a construção da unidade básica de saúde. No dia 30 dezembro de 2016, a prefeitura recebeu valor da repatriação de recursos do exterior.

ACOMPANHE-NOS VIA FACEBOOK

Abaixo os temas citados por Tancredo, e respondidos pelo Prefeito Rui José.

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação está com equipe trabalhando diariamente para encaminhar os processos seletivos que estão sendo realizados e licitações estão sendo preparadas para iniciarem em breve. O calendário escolar está finalizado e deve ser apresentado em breve.

OBRAS

A Secretaria de Obras vem  trabalhando em todo município, tendo acompanhamento e fiscalização do Prefeito, que pretende manter esse ritmo de trabalho em toda gestão.

ESTRADAS ESTADUAIS

Antes de assumir o Prefeito esteve com a comissão pró-asfaltamento em reunião com secretários, e conseguiu agilizar recurso para manutenção para SC 437.

ESTRADAS MUNICIPAIS

Município tem realizado limpeza e manutenção em todas as estradas municipais.

HOSPITAL

Prefeito autorizou repasse de R$110 mil, que estavam pendentes da gestão anterior, e está em processo de definição de valor a ser repassado este ano.

SAÚDE

Questionado sobre a questão da saúde e recursos destinados para a mesma, o prefeito afirma estar buscando recursos não apenas para secretaria de saúde, como para todos os setores. E afirma ter feito encaminhamentos para os secretários estaduais, incluindo para o secretario de saúde.

Prefeito cita encaminhamento feito no ano passado quando fez solicitação de uma ambulância, que já está reservada para o município.

A Secretaria de saúde está com a maioria dos veículos sucateados, e a secretaria Geazi Galarz está trabalhando no sentido de agilizar a adequação dos veículos para melhor atender a população.

Medicamentos e exames

Quanto à licitações, o setor responsável está agilizando o processo para efetivar as licitações. O Prefeito informa que não foram feitos contratos emergenciais, e que todo trabalho realizado, é com estrutura da Prefeitura.

ILUMINAÇÃO PUBLICA.

A Secretaria de Obras está empenhada na recuperação de alguns pontos principais, como a Praça central, fazendo com estrutura também da prefeitura.

ÁGUA

Questionado sobre a situação do atual fornecimento de água e dos problemas que dizem respeito ao tratamento e atual situação, o prefeito afirma estar em contato frequente com as empresas responsáveis (MBC = responsável pela parte operacional / Atlantis = parte comercial e administrativa). E ainda fala sobre a situação de débito financeiro que a prefeitura tem com a empresa. O prefeito ainda explicou que para que a Estação de tratamento funcionasse, seria necessário investimento de 1 milhão de reais, sendo que, à época da instalação, ao prefeitura não tinha o valor para tal, e investiu em uma estrutura de R$500,00.00, que não atende a população de forma positiva. O contrato com a empresa é vigente, e não há, no momento, formas de rescindir contrato. Ainda esclareceu que vem solicitando aos responsáveis, comprometimento em manter o abastecimento de água.

O Prefeito Rui José falou a respeito do Termo de Ajuste de Conduta, que tem como objetivo melhorar as condições de abastecimento de água do Município, apresentado pelo Ministério Publico a administração anterior, e estabeleceu valor mensal a ser pago pela população.

IPTU e Alvará

A liberação dos Alvarás está em andamento, e devem ser entregues a partir da próxima semana.

Quanto ao IPTU, a Prefeitura aguarda o Convenio com a Caixa para disponibilizar os carnês.

CARNAVAL

A Prefeitura tem realizado reunião com a iniciativa privada para a organização. E lembra que o Município não pode arcar com despesas relacionadas ao evento, levando em consideração a atual situação econômica, e por ter prioridades como saúde pública.

FESTA DE PASSOS

O Prefeito realizou reunião com a Comissão e Padre e já tem algumas situações esclarecidas. Nos próximos dias, a Procuradoria do município deve se reunir com a Comissão e com o Ministério Publico, até para que seja esclarecido os pontos do Termo de Ajuste de Conduta proposto pelo MP ao Município.

Ainda na entrevista, o Prefeito respondeu perguntas da população. Questionado sobre o acompanhamento realizo na ETA e sobre o tratamento de água, o prefeito afirma que já conhece a estrutura e forma de análise da água, e que o processo de análise da qualidade da água acontece a cada 1 hora.

A proposta de fornecer os medicamentos aos idosos e acamados em suas residências, o prefeito afirma que, assim que as licitações fiquem prontas, e o medicamento adquirido, o cadastro será feito e essa política de entrega será iniciada no município.

Para finalizar o Prefeito pede a compreensão da população e afirma que está com equipes engajadas em trazer melhorias ao município.