Prefeitura e Epagri realizam colheita em unidade de aipim

No último dia 22 de junho, na comunidade de Aratingaúba, foi realizada a colheita e avaliação de uma unidade de aipim implantada na propriedade do Sr. Nelson da Rocha, onde foram avaliadas nove variedades de aipim. Estiveram presentes agricultores, técnicos da estação de Pesquisa da Epagri de Urussanga, técnicos locais e representantes do poder público municipal.

Esta Unidade foi implantada pela Epagri de Imaruí em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Imaruí objetivando identificar e avaliar variedades de aipim que possam servir para a produção comercial e também para o consumo das famílias de agricultores.

Foram avaliadas nove variedades de aipim branco e amarelo, nas características de produção, descascamento, cozimento e sabor. “Mais uma vez ficou evidenciado a importância e o potencial ainda pouco explorado que tem esta cultura” – informa Agrônomo, Carlos Frischknecht.

Ficou como meta o fortalecimento da parceria entre produtor, Secretaria de Agricultura e Epagri, objetivando fomentar esta atividade no município, informa a responsável pela Secretaria de Agricultura Andreza Policarpo Lino.

Os encaminhamentos do evento foram de dar continuidade a este trabalho de busca novas variedades, principalmente visando fortalecer as iniciativas que temos no município de unidades de beneficiamento e comercialização da raiz descascada e congelada.