Prefeitura realiza combate à Tuberculose

No Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado em 24 de março, a Prefeitura de Imaruí, através da Secretaria de Saúde, desenvolveu na manhã da última quinta-feira (24), no NASF, uma palestra de saúde e de mobilização social, para alertar sobre os perigos e cuidados preventivos da doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a tuberculose é de uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Os principais sintomas são tosse persistente, por mais de três semanas, febre no final da tarde, cansaço fácil, dor no peito, emagrecimento e suores noturnos.

“Todo que apresentarem tosse a mais de 15 dias, para o exame de baciloscopia, que é fácil de fazer, indolor e seguro, pois uma pessoa doente pode infectar uma família inteira. Saber reconhecer as manifestações da doença e procurar a unidade de saúde é muito importante, já que a tuberculose é uma doença contagiosa, mas que tem cura”, alerta secretário, André Polucceno.