A Secretaria de Educação de Imaruí está em fase de conclusão do Plano Municipal de Educação, o mesmo será levado à Plenária na próxima terça-feira, dia 28. O Plano Municipal de Educação é decenal, ou seja, tem validade por um período de dez anos e a partir dai são feitas as adequações necessárias para aplicação do mesmo nos municípios para próxima década. A sansão que estipulou prazo de um ano para adequação do Plano aconteceu em 24/06/2014. Através de regras federais e estaduais a secretaria municipal de Educação de Imaruí está se adequando juntamente com a comissão permanente para elaboração do Plano Municipal desde então. Para elaboração do Plano Municipal de Educação participam todos os órgãos governamentais e não governamentais, sociedade e comunidade escolar. A comissão permanente foi instituída com a finalidade de organizar e elaborar o Plano a partir das metas que o Governo Federal estipulou.

Fazem parte desta comissão, na coordenação geral dos trabalhos: Miriam Valmíria Vieira como Presidente, Vanderléia Ivete Marques Mattos vice presidente, Vânia de Souza Silveira secretária executiva. São representantes legais de entidades: Lélia Regina de Souza Raimundo representando a Secretaria Municipal de Educação, Eliane Silveira Cabral do Conselho Municipal de Educação, Israel Corrêa do Fórum Municipal de Educação, Josiani Corrêa Venâncio dos Gestores Municipais, Jucenir Vieira Rodrigues dos Gestores Estaduais, Letícia da Silva dos Trabalhadores em Educação Municipal e Estadual, Douglas Berto Carvalho dos Estudantes Municipais e Estaduais, Ramona dos Passos da Silva e Jair Paulo representando a Educação de Jovens e Adultos, Lisiane da Cunha Barreto dos Profissionais da Educação Infantil, Rosania Castro Silva de Oliveira do Ensino Fundamental Municipal, Rosane Cardoso Gonçalves do Ensino Médio e Formação Profissional, Vanessa Gil da Educação Superior e Pós-Graduação, Vanderléia Marques Mattos da Educação Especial, Lourival dos Passos da Formação dos Professores e Valorização do Magistério, Ailton Silva Júnior da Educação Indígena, Wander Luis da Rocha Flor dos Secretários Municipais, Ismael de Sousa Vieira do FUNDEB, Vanderlei Selhorst da Câmara Municipal de Vereadores, Viviane de Carvalho Selvino do Conselho Tutelar e Marta da Silva Maia do Sindicato dos Servidores Públicos de Imaruí.

Cabe a comissão o acompanhamento do processo de reelaboração do Plano Municipal de Educação, a realização de estudos, reuniões periódicas com constituição de câmaras temáticas por níveis e modalidades de ensino para estudos, avaliação e elaboração de metas para serem colocadas em prática na rede municipal de ensino. Cada pessoa envolvida no processo de construção do Plano Municipal de Educação estará contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento da educação do seu município, estado e país. Este é um processo cuidadoso e democrático e também de inclusão social e deverá propor um plano capaz de representar os anseios e esforços de toda a sociedade em torno dos avanços necessários à educação.

Através da cartilha elaborada pelo Plano de Educação Nacional que constitui de 20 metas e 250 estratégias está sendo elaborado o Plano Municipal de Educação. Entre as diretrizes que devem ser colocadas em prática, a comissão tem dado ênfase na erradicação do analfabetismo, a ampliação de vagas para atendimentos nas creches, no ensino integral, fundamental, superior e técnico além da educação voltada para jovens e adultos aliadas ainda à inclusão social e a valorização da carreira docente. O Plano Municipal de Educação será apresentado e aberto à discussão para toda a sociedade na próxima terça-feira, dia 28 a partir das 9h no Auditório da Escola E. F. M. Prefeito Portinho Bittencourt. Após conclusão o Plano Municipal de Educação deve ser encaminhada à Câmara de Vereadores e em seguida para o Prefeito de Imaruí para ter início na rede municipal de ensino do município.