Prefeitura lança o programa Imaruí em Movimento

A Prefeitura de Imaruí lançou nesta quinta-feira (24), o Programa Imaruí em Movimento, às 9 horas, na frente da Secretaria da Educação no Centro da cidade. Esta ação é uma política pública que tem como objetivo promover a realização de atividades físicas para prevenir doenças. O programa é uma realização conjunta das secretarias da Saúde e Promoção Social.

O evento reuniu mais de 100 pessoas. O público teve uma prévia do que é este programa e fez exercício coletivo com orientações de profissionais da área da Saúde. O Imaruí em Movimento terá acompanhamento e supervisão de profissionais do Núcleo da Assistência Social com Direito a Família (NASF) e da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Em um primeiro momento o programa será realizado na área central. Em uma segunda etapa o programa será levado para o interior da cidade. “Sabemos que a frequência da atividade física a tem a capacidade de prevenir uma série de doenças e aqui na cidade tem várias pessoas que já sentem este resultado. O importante para garantir a saúde é que este programa tem sempre acompanhamento de um profissional capacitado”, afirmou a fisioterapeuta Ana Paula Westrup.

“Só quem faz exercício assim como eu consegue entender o benefício deste programa. Desde que comecei com estes exercícios passei a me sentir melhor e ter mais disposição para tudo”, explicou Margareth Carvalho Luiz. O evento contou com a presença do prefeito Manoel Viana, da secretária de Promoção Social Sabrina Feliciano, do secretário de Saúde André Viana e de integrantes do governo municipal.

O programa é constituído no formato de que  fisioterapeutas realizam exercícios físicos de alongamentos e de fortalecimento, além de atividades específicas como controle de incontinência urinária. Psicólogos proferem palestras educativas sobre vários assuntos. Os enfermeiros realizam verificação de pressão arterial e glicose.

No lançamento do Programa também teve apresentação da Banda Municipal Unidos de Imaruí e foi disponibilizado frutas para quem participou das atividades físicas, verificação de pressão arterial e glicose e distribuído mudas de plantas como extensão das atividades do último dia 21, Dia da Árvore.

A comunidade que tiver interesse para que o Programa seja realizado na sua localidade deve procurar a Secretaria de Promoção Social e pedir para colocar no calendário de realizações do programa. O endereço é no prédio da Prefeitura na Rua José Inácio da Rocha, 109, Centro de Imaruí, das 13 às 17 horas.