O ano de 2013 e criação de novas estruturas em Imaruí

O ano de 2013, segundo a administração municipal de Imaruí, foi um ano de implantação de um “novo jeito de governar”, diria o prefeito Manoel Viana. Diversos “alicerces” foram construídos na política de planejamento do município e a implementação da Orçamento Participativo, que torna-se um marco histórico.

O ano de 2013 começou meio “bagunçado”, segundo o Secretário de Administração e Finanças, Luciano Boico. Muitos empenhos cancelados de 2012, fornecedores cobrando dívidas, desorganização administrativa e dos próprios setores e salas da Prefeitura.

A primeira ação de governo, em 2013, foi a suspensão do alvará da construção do complexo penitenciário no município, impedindo, de certa forma, a construção do tal “empreendimento”.

Entre as ações do primeiro ano de gestão, destaca-se a reabertura de três escolas que estavam completamente fechadas; a luta constante contra a construção do complexo penitenciário; a criação do Plano Municipal de Águas e do SAMAE; a criação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA); aumento do salário dos servidores públicos; diversos cursos ofertados pela secretaria de promoção social, através do PRONATEC; o cultivo de pepino em parceria com a empresa Hemmer Alimentos; a eleição histórica para dos novos membros do Conselho Tutelar; o campeonato municipal Zezinho, em homenagem ao grande idealizador do esporte do município; conferências municipais; e principalmente, a implementação do método democrático administrativo conhecido como Orçamento Participativo, com dezenas de reuniões comunitárias; e tantos outros feitos.

Os projetos e recursos já começam a ser implantados/realizados neste ano no município, como por exemplo, a criação prática do SAMAE.

Além de todo trabalho realizado em 2013, ainda discutiu-se com a população, em parceria da Câmara de Vereadores, o Plano Diretor Municipal, que já foi aprovado e o município inicia 2014 com um Plano Diretor, pela primeira vez na história, facilitando, de acordo com o prefeito Manoel Viana, a busca de recursos, emendas e execução de projetos no município.