O MEIO AMBIENTE EM DEBATE NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA DE IMARUÍ

Na última sexta, dia 5, realizou-se no auditório da Escola Portinho Bittencourt, em Imaruí, a 1a Conferência Municipal do Meio Ambiente – 1a CMMA, com o tema: “Vamos cuidar do futuro de Imaruí” e com o Lema: “A degradação ambiental é um problema mundial. A solução para esse problema é local.”

A 1a CMMA faz parte da etapa preparatória da 4a Conferencia Nacional do Meio Ambiente, que neste ano trata dos “resíduos sólidos”.

A mesa de abertura da 1a CMMA foi composta pelas seguintes autoridades: a excelentíssima Promotora de Justiça da Comarca de Imaruí, Dra. Rejane Beilner; o prefeito, Manoel Viana de Sousa; o presidente da câmara de vereadores, Rafael Valentim; o representante da capitania dos portos de laguna, Geraldo de Almeida; e a Coordenadora Geral da Conferência Noeli Pazetto.

O Prefeito Manoel Viana abriu o evento parabenizando os organizadores. Manoel Viana salientou que há muito tempo o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental tem sido uma preocupação de ambientalistas no mundo. Entretanto, somente nos últimos anos é que essa preocupação cresceu e ganhou forças. Para Manoel, a situação de Imaruí é preocupante. “Hoje, sofremos um grave problema de água devido à exploração da mata do município. A falta de saneamento prejudica a nossa pesca. Temos que trabalhar com sustentabilidade. Temos o dever de preservar o meio ambiente. Vamos lutar juntos” – Exclama Manoel.

A promotora da Comarca de Imaruí se pronunciou em seguida, parabenizando a todos os presentes e principalmente os organizadores da Conferência. A Dra. Rejane enfatizou que o ministério público está na luta por um Imaruí sustentável e pela implementação dos programas de manejo adequado dos resíduos sólidos. “Imaruí não pode mais sofrer. O meio ambiente precisa da ajuda e do comprometimento de cada um” – reforça a Promotora.

Na seqüência o seminário teve continuidade com uma palestra sobre o tema “Resíduos Sólidos”, proferida pelo Engenheiro Agrônomo, Ildefonso Cardoso, e pelo Geógrafo, Kleber Nunes Pereira.

Após a palestra, os participantes foram distribuídos em 4 grupos de Trabalho. Cada grupo discutiu um dos eixos temáticos da conferencia: 1 Produção e Consumo Sustentável; 2 Redução de Impactos Ambientais; 3 Geração de Emprego Trabalho e Renda e 4 Educação Ambiental. Por 50 minutos os grupos debateram e em seguida apresentaram em plenário.

Por último foram eleitos 10 delegados que irão representar o Município de Imaruí na Conferência Regional no próximo dia 30 de julho no município de Tubarão. Para a retirada dos delegados respeitou-se o critério da proporcionalidade, ou seja, 5 delegados vinculados a órgão do poder público e 5 delegados representando a sociedade civil do município.

Para encerrar a conferência foi servido um carreteiro a todos os participantes e distribuído mudas de árvores nativas, simbolizando a preocupação com as gerações futuras, que irão usufruir dos frutos dessas plantas.

Segundo a coordenadora Noeli Pazetto, a Conferência superou todas as expectativas não só pelo número de participante, mas também pela qualidade dos debates e das resoluções trazidas dos grupos.

“Foram 130 pessoas que assinaram a lista de presença representando diversos segmentos da sociedade de Imaruí. Portanto essa conferência é um marco no debate em torno das questões ambientais do nosso município”, enfatizou Noeli. Damiane Alves, moradora de Imaruí e uma das participantes da Conferência, elogiou a organização. “Estava tudo perfeito, inclusive a distribuição de pastas com o material fornecido pela Eletrosul, as palestras e o debate nos grupos” – Conclui Damiane.