Conferência Municipal de Saúde acontece no dia 14 de julho

Com o tema: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro" a secretaria de Saúde do município realizará a 3ª Conferência Municipal e 1º Fórum Municipal de Saúde e Participação Social de Imaruí.
O evento acontece no dia 14/07/2011, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São João Batista, no Centro, com início às 8horas e término às 17 horas.
A Conferência visa promover discussões e envolver todos os setores da sociedade, a fim de buscar soluções para contribuir com o melhoramento do Sistema único de Saúde- SUS.
É hora de enfrentar os problemas que despontam o SUS e apontar diretrizes para proporcionar melhorias.
A constituição Federal de 1988 estabelece o direito humano à Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência) a ser garantido pelo Estado brasileiro, mediante políticas econômicas e sociais.
Uma política pública se legitima em razão do entendimento de seu valor como direito humano e social, de sua utilidade pública e garantia de justiça social.
Inicia-se mais uma jornada nacional de debates, avaliação e deliberação de propostas sobre o Sistema único de Saúde – SUS, uma política pública que assegura o acesso universal a uma ampla gama de programas, serviços e ações de promoção, proteção e recuperação da Saúde.
Os avanços conquistados nos últimos anos são frutos da soma de esforços e dedicação da população. Dessa forma, a participação da comunidade (movimentos sociais, instâncias de controle social) nas políticas públicas de Saúde requer maior dinamismo e efetividade.
As Conferências de Saúde são espaços de analisar os avanços e retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Elas contam com a participação de representantes da sociedade e, são realizadas a cada quatro anos.
As Conferências estaduais e municipais antecedem a Conferência Nacional e são realizadas em todo o país. Elas servem para discutir e aprovar propostas que contribuam com as políticas de saúde e que serão levadas, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.