Salas de Recursos Multifuncionais facilitam aprendizado de alunos com necessidades educacionais em Imaruí

Está em funcionamento no Município de Imaruí, a Sala de Recursos Multifuncionais.

Até o ano passado cada aluno com algum tipo de deficiência era acompanhado pelo professor dois (segundo professor) que ajudava esse aluno em suas tarefas.

Foi observado que o resultado almejado não estava sendo obtido.

E em 2011, amparados por lei foi criada a Sala de Recursos Multifuncionais.

Dessa forma esses professores acompanham individualmente os alunos em um espaço apropriado no contra turno. E esses mesmos professores acompanham os alunos em sala de aula apoiando assim os professores regentes.

Segundo a Secretária de Educação Roberta de Oliveira Claudino de Souza nem todos os municípios conseguiram se adaptar, e pelo bom funcionamento do projeto no município a Coordenadora do projeto em Imarui, Giovanna Barreto Damas é uma das palestrantes convidadas para um seminário que acontecerá em Criciúma de 18 a 22 de julho de 2011.

O público alvo da educação especial são os alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação.

As crianças que participam desse projeto são acompanhadas pelo professor individualmente.

Segundo relato de alguns pais, já aconteceu um desenvolvimento muito positivo nas crianças, algumas tinham dificuldade até para segurar um lápis de escrever.

Iniciamos há um mês, estamos atendendo vinte e um alunos, e eles já estão usando o computador (adaptado) escrevendo, e as que possuem deficiência visual estão aprendendo a comunicação em braile, estamos muito felizes, comenta Giovanna Barreto Damas.

Atualmente o polo está localizado na E.E.F.M.P. Portinho Bittencourt, apoiado pelo MEC.

Nas demais escolas o projeto está sendo apoiado pela Secretaria de Educação Cultura Desporto e Juventude de Imaruí.

Mensalmente acontecem os encontros dos envolvidos nesse projeto. Destacamos a participação efetiva dos funcionários da Secretaria de Educação que se esforçam para que este projeto alcance os objetivos propostos.

E.E.F.M. Prefeito Portinho Bittencourt, as professoras Juliana e Wanderleia atendem quatorze alunos.

E.E.F.M.José Tomas Ribeiro, a professora Marilda atende dois alunos.

E.E.F. M Osvaldo de Souza Siqueira, professor Evaldo atende três alunos.

E.E.F. M Professora Larice Cavalcante, professora Nadir atende um aluno.