Parceria na prevenção e combate a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o agente de epidemiologia Ênio Coelho, realizou uma palestra/treinamento com os agentes comunitários do município para que eles também possam atuar na prevenção e combate à dengue.  A palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) nas dependências da Câmara de Vereadores.

Matiê Alves Rossini, Supervisora da 19ª gerência Regional de Saúde de Laguna, também se fez presente e é parceira na prevenção e combate a dengue em Imaruí.

"Os agentes comunitários tem condições de dar uma importante colaboração no combate à doença, pois atuam junto à população, de bairro em bairro. O objetivo é utilizar o bom relacionamento dos agentes nos bairros para multiplicar as informações de prevenção e combate à dengue e convocar a população para a luta contra o mosquito", explica Ênio.

Imaruí, não possui registro de foco do mosquito, mas a prevenção deve ser contínua.

Cada agente recebeu uma camiseta da campanha, uma pipeta (espécie de seringa para sugar a água) e dois tubos para a coleta de águas supostamente contaminadas, que deverão ser encaminhadas para análise.

O mosquito pode vir de outras cidades e estados dentro de carros, ônibus e caminhões. É importante esclarecer que carros oriundos de outros estados podem trazer o mosquito para Imaruí. Se houver suspeita do foco do mosquito ,o agente de epidemiologia Ênio Coelho e até mesmo os agentes comunitários devem ser comunicados para que o material seja encaminhado para análise.

Também estiveram presentes na palestra o Vereador Presidente da Câmara de Vereadores de Imaruí Gilson Manoel Rosa, o Secretário de Saúde Sergio Fernando Domingos Arent, a Coordenadora da Unidade Central Bruna Faoro, o Coordenador do ESF (Estratégia de Saúde da família) José Souza da Silva, o Presidente do Sindicato dos trabalhadores do Serviço Público Municipal Marco Antônio Martins e Alexandra Hoepers Coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura de Imaruí.

Após a palestra Ênio e Matiê organizaram duas equipes e visitaram algumas residências na intenção de mostrar como funciona o trabalho de prevenção. Na oportunidade foi entregue folder com instruções para os moradores.