Secretaria de Educação de Imaruí recebe Defesa Civil de SC e Municipal para falar sobre o Projeto DEFESA CIVIL NA ESCOLA.

Na última quinta-feira (09), a Secretaria de Educação de Imaruí por meio do Setor Pedagógico e do Secretário de Educação Sérgio Jeremias, reuniu-se com o Coordenador Regional da Defesa Civil, o Sargento Anderson Martins e o Coordenador da Defesa Civil Municipal Sidnei de Resendes, para ratificar a execução do Projeto: DEFESA CIVIL NA ESCOLA. O termo de cooperação já havia sido assinado em 2021, mas por conta do período pandêmico não pôde ser efetivado.

O Programa Defesa Civil na Escola (PCDE) tem como foco principal criar ações com a temática de Proteção e Defesa Civil, capacitando os professores e alunos para atuarem de forma compartilhada e eficaz na redução de riscos e gestão de desastres junto à comunidade e a Defesa Civil do município.

A equipe do Setor Pedagógico: Eliane, Vânia, Giovanna e Lisiane, destacaram a importância do programa junto aos educadores e estudantes, como é a Lei Lucas, recentemente trabalhada com todos os funcionários da Educação. A Lei Lucas (13722/18), obriga as escolas públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

“É preciso cada vez mais implementar a cultura da prevenção e do cuidado. O Plancon Edu (Plano de Contingência da Educação), nos deu uma percepção da importância do planejar e parametrizar os protocolos para qualquer emergência no período de pandemia. Com o Programa Defesa Civil na Escola, estendemos além do espaço escolar, levando as famílias destes alunos que participarão do PCDE, a relevância do prevenir antes do remediar e como proceder em situações de risco”, destacou o Secretário de Educação, Sérgio Jeremias.
O Prefeito Patrick Corrêa também destacou a importância desse projeto. “É preciso conscientizar as crianças sobre os riscos que existem na cidade. A ideia de transformar a forma de pensar da população, passa diretamente pelo ensinamento nas escolas. É preciso trabalhar desde a infância a percepção de riscos para minimizar as consequências de desastres”.