Secretaria de Saúde de Imaruí faz triagem nos processos para medicações

Alguns medicamentos de uso contínuo e ou de alto custo precisam ser garantidos ao usuário através de processos por não estarem disponíveis na farmácia da secretaria de saúde. Como forma de melhorar os atendimentos em geral e atender a toda essa demanda a secretaria municipal de Saúde de Imaruí iniciou o procedimento de triagem nos processos diversos para garantir determinadas medicações aos usuários do Sistema Único de Saúde.

“O município hoje possui pelo menos 100 processos judiciais para que seja garantida determinada medicação aos usuários. Existem quatro tipos de processos para essas medicações diferenciadas: Processo Judicial de Alto Custo, Social, Municipal e do Estado. Agora com a ajuda da Dra. Miriam estamos organizando tudo para que as demandas sejam encaminhadas para os órgãos competentes sem onerar o município”, afirmou André Poluceno, Secretário de Governo e Responsável pela Secretaria de Saúde.

Para ficar mais claro vamos citar um exemplo, no caso de um paciente com diabetes insípido – infantil, que precisa fazer uso do medicamento ‘desmopressina’ que custa em média no mercado R$ 105,00 (cento e cinco reais), no entanto este paciente vai precisar de três frascos para 30 dias de uso e a medicação deverá ser contínua, mensalmente o custo será de R$ 315,00 (trezentos e quinze reais). Este paciente com auxílio da secretaria municipal de Saúde poderá abrir um processo para receber esta medicação via Estado através do Processo de Alto Custo. Por vezes, por não saber os caminhos para assegurar a medicação da qual deverá fazer uso, esses pacientes acabam por entrar com processos de forma errônea, as vezes sobrecarregando o município, onerando os cofres e fazendo com que alguma medicação de uso básico venha a faltar na farmácia municipal.

Para auxiliar durante o processo então, a secretaria municipal de Saúde disponibiliza uma funcionária, a Fernanda que deverá ser procurada na Farmácia da Unidade Central de Saúde. Desta forma se coloca à disposição dos pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde para analisar cada caso, informar o caminho mais correto a seguir e para assegurar o recebimento da medicação de forma mais rápida.

Ainda como exemplo, vamos citar o Processo Social que é via município. Este processo tem a intenção de garantir determinada medicação em casos de urgência e por pouco tempo até que se tramite o processo mais adequado. No entanto em vários casos esse processo acaba tendo continuidade maior do que deveria, para isso então a triagem virá a adequar essas demandas, já que, dessa forma tais medicações serão pagas através de recursos próprios deixando assim de ser investida de uma maneira mais adequada já que existem meios legais para garantir este direito.

A secretaria municipal de Saúde já conseguiu agilizar muito os prazos destes processos levando atualmente o máximo de 60 dias para a finalização dos mesmos para que os pacientes possam ter suas medicações garantidas. A secretaria auxilia e acompanha todo o processo desde o início, faz o acompanhamento do tratamento do paciente até sua conclusão. Para os medicamento que são recebidos via Processo de Alto Custo os pacientes obrigatoriamente são reavaliados a cada 90 dias, nesses casos a secretaria também faz o assessoramento deste paciente para que não aja interrupção nos tratamentos.

“Todos os processos estão sendo reavaliados para que possam estar sendo destinados da maneira mais adequada buscando investir sempre da melhor forma os recursos próprios da saúde de forma a oferecer uma saúde com mais qualidade e dignidade para nossos usuários,” concluiu a Dra. Miriam Tereza Zanette.