Secretaria de Promoção Social cada vez mais engajada com os grupos do município

      A Secretaria de Promoção Social de Imaruí vem se destacando pelos diversos serviços executados no município. Com amplo atendimento exclusivamente voltado para área social, são elaborados planos, projetos, realizados atendimentos e visitas. Durante esta semana a secretária Sabrina Feliciano, acompanhada da primeira dama do município Elza Lucia Alves de Souza e o secretário de Turismo Agenor Philipe visitaram o grupo de Idosos da comunidade de Figueira Grande que é composto por 20 idosos onde realizaram exercícios de alongamento.

     Na visita ao Grupo de Mulheres de Samambaia foi entregue o kit de tintas com 24 unidades e aproximadamente 30m de tecido para confecção de toalhas. Dona Rosa Guerreiro da Silva que participa do grupo há pelo menos 30 anos falou sobre a alegria que é fazer parte de um grupo de mulheres. “Todas as terças-feiras são as tardes mais esperadas por nós, aqui no grupo garantimos nosso lazer e diversão e ainda produzimos com nossas próprias mãos,” afirmou dona Rosa.

     Segundo a secretária de Promoção Social, “a busca por aperfeiçoamento e condições para os grupos produzirem peças artesanais como toalhas, fuxicos e outras peças artesanais é uma constante.” Um exemplo disto foi o curso realizado pelo Pronatec em parceria com o Senar para pintura em tecido. “Antes eu nem gostava de pintar, agora é uma terapia a pintura e ainda vendemos muito mais utilizando as técnicas que aprendemos,” declarou Maria Zelma, ela que é coordenadora do grupo de mulheres da Samambaia. “Não sabíamos nem segurar o pincel antes do curso, agora é muito mais fácil e prazeroso e aprendemos inclusive fazer o preço das peças que produzimos,” afirmou Maria das Graças Correa Cardoso.

      Através do curso oferecido pelo Pronatec os grupos recebiam um valor, cada membro do grupo, para auxiliar a bolsa de estudos do curso de pintura. Aliada a técnica que agregou valor as peças tiveram também aulas de empreendedorismo para aprender a comprar e vender os produtos que confeccionam. Nas tardes em que se encontram além dos trabalhos manuais os grupos fazem bingo, cafés, dinâmicas, colocam o papo em dia e realizam outras atividades.

       Até sexta-feira acontecerá mais visitas com a finalidade de levar materiais para os grupos realizarem seus trabalhos.