Conselho do Orçamento Participativo realiza sua primeira reunião

A Prefeitura de Imaruí, junto com os Conselheiros do Orçamento Participativo do município, realizam a primeira reunião do Conselho, nesta última segunda-feira (21), às 19h, na sala de reuniões da Prefeitura.

O debate seguiu-se de diálogos sobre o orçamento municipal, principalmente destacando a optando diversas maneiras de melhorar a arrecadação do município.

Segundo o Secretário de Administração e Finanças, Luciano Boico, a situação do município de Imaruí é diferente de muitos outros, pois os recursos que garantem o funcionamento do setor público são praticamente vindos da União e do Estado. “É como se o filho estivesse adulto, morando em casa própria, mas quem pagasse as suas contas fossem seu pai e sua mãe” – Diz Luciano.

O secretário ainda apresentou várias tabelas e gráficos sobre a situação financeira do município, que de acordo com os próprios conselheiros do OP, não é a ideal.

Vários conselheiros deram suas opiniões e dicas para melhorar a arrecadação municipal, tais como, a nota do produtor, a fiscalização de obras e transações efetuadas no município, que devem gerar mais recurso ao caixa da Prefeitura.

O Prefeito Manoel Viana, que também estava presente da reunião, disse que é de total importância a conscientização da população sobre a contribuição correta e justa de seus impostos, pois eles se convertem em bens e serviços ao público.

Segundo a coordenadora do OP, Evelyn Scapin, os delegados e conselheiros eleitos são aqueles que vão colaborar na elaboração e correções do Orçamento Público Municipal de Imaruí a partir de 2014.

Os conselheiros terminaram a reunião discutindo um pouco da Lei Orçamentária Anual e as obras prioritárias destacadas nas dezenas de reuniões do Orçamento Participativo.