PREFEITO ENCARA SAMAE

APÓS CONSULTA À POPULAÇÃO, PREFEITURA DE IMARUÍ OPTA PELA CRIAÇÃO DO SAMAE

O Prefeito Manoel Viana assume o compromisso de implantar a política municipal de saneamento básico no município de Imaruí. Em audiência pública dias atrás, o povo presente optou pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).  O projeto do Plano de águas,bem como a Lei que cria o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) já foram encaminha à Câmara de Vereadores e aprovado.

Já de início, serão implantados filtros d’água e cobrado uma taxa fixa até que sejam instalados os hidrômetros.

O Município de Imaruí sofre há anos com esse grave problema. A água não é tratada e os dejetos são despejados na lagoa, sem qualquer tratamento. A “represa” é uma obra antiga, sem estrutura, e em períodos de estiagem, não tem água para abastecer a população do centro da cidade e comunidades próximas.

Analisando a situação do Município, a Administração Municipal realizou uma audiência pública dias atrás no auditório da escola Portinho Bittencourt (Centro). Na audiência foram apresentadas duas propostas, quais sejam: criação do SAMAE no Município ou uma parceria com a CASAN.

Há vários anos se tem analisado o sistema de água e esgoto de Imaruí, mas nada saiu do papel. Desde 1993 se vem questionando o sistema, feito projetos para retirar água de diferentes lugares, mas nada foi resolvido.

O problema persiste até 2013, mas o Prefeito assumiu compromisso de resolvê-lo. “O problema de qualidade será resolvido urgentemente. Vamos instalar os filtros para que o povo possa usufruir de água de qualidade. O problema da quantidade será resolvido daqui certo tempo. Vamos buscar parcerias no Governo Federal e Estadual, principalmente com a captação de recursos para solucionar esta problemática.”- Diz Manoel Viana.