Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos, exemplo de fé e devoção

Neste domingo (25), aproximadamente 50 mil pessoas estiveram em Imaruí para celebrar a Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos. "Temos muito orgulho de recepcionar os visitantes que vêm de todo o país. Nos preocupamos sempre em oferecer uma infraestrutura capaz de acolher a todos", declara o prefeito Amarildo Matos de Souza.

Provavelmente, quando artista desconhecido se debruçou com seus estiletes sobre alguns troncos no chão nem imaginava que a sua obra de arte atrairia milhares de fiéis para venerá-la. Mas quando decidiu talhar uma imagem sacra, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, certamente o Espírito de Deus o inspirava, pois o resultado do seu trabalho é a linda imagem de Passos que está exposta na matriz de Imaruí.
A imagem revela o Senhor do mundo caído sob o peso dos pecados da humanidade. Representa o Servo Sofredor rumo ao Calvário. E é lá que Ele selará de vez a redenção da humanidade, morrendo e (na Páscoa) ressuscitando para a nossa salvação.
É cercada de mistério a vinda da imagem para Imaruí. Ninguém sabe nem a sua procedência e nem quem a talhou. Quando chegou à vila, entre as mercadorias de um barco, causou grande alvoroço na população. Todos queriam conhecer a preciosa obra.
Após três tentativas misteriosamente frustradas de levá-la para o porto de Laguna com o objetivo de encontrar lá o seu proprietário, tomaram a decisão de deixá-la na capela da freguesia. Provavelmente, era meado do século XIX (1850).
Em 1950, o Pe. Itamar construiu uma capela lateral especialmente para venerar a Imagem. Em 1974, o Pe. Silvestre transladou a imagem para outra capela, nos fundos do presbitério. Em 1996, o Pe. Paulo e o Pe. Auricélio inauguraram a nova e atual capela lateral onde a imagem está exposta protegida por uma redoma de vidro.
A Irmandade de Passos foi criada tão logo se começou a fazer procissões com a imagem. A notícia documentada mais antiga sobre a Festa (datada de 1928) nos diz que a Festa já acontecia em 1870. A primeira Diretoria da Irmandade de que se tem registro foi empossada em 1928, tendo como Provedor o Sr. Pedro José de Oliveira.
Em 1925, a Irmandade construiu a Capela do Senhor dos Passos, na Rua Senhor dos Passos, onde a Irmandade promove mensalmente, e nos dias da Festa, fervorosas orações. Por ocasião da festa anual, a imagem é transladada em procissão até a capelinha onde pernoita.

Passos – A celebração da fé

A cada ano, no 5° domingo da Quaresma, milhares de devotos deslocam-se das mais diversas regiões do Estado e do país para participar da Festa de Passos. Mas a imagem é visitada também durante o ano todo.
A festa é organizada pelas Irmandades de Passos e da Senhora das Dores (cujo Estatuto foi aprovado em 15/10/1849) e pela CAEP da matriz. Todos os setores de pastoral da matriz e das outras comunidades da Paróquia, bem como a sociedade civil, são envolvidos neste grande acontecimento da cidade. São mais de 50 mil pessoas que se reúnem em Imaruí nos dias da Festa.
Um dos grandes momentos da Festa é a tradicional procissão com as imagens de Passos e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade, acompanhadas de verdadeira multidão de fiéis. Em seguida acontecem o Sermão e o Encontro das duas Imagens ainda na frente do Salão Paroquial.
Antigamente, essa concentração de fiéis acontecia na praça do mercado, na Rua da Praia. Mas nos últimos anos foi necessário transferir o término da Festa para a Praça da matriz, onde há um espaço bem maior e adequado para a concentração popular.
Além das imagens, vários símbolos, gestos e personagens marcam a Festa: o vinho do Santo, as lembrancinhas, a visita à Sala dos Milagres, o toque nas imagens, a oferta aos pés dos Santos, as personagens bíblicas, o canto da Verônica, a Banda Musical, os pagadores de promessas…
• Texto do livro "A nossa história… do nosso jeito", do Padre Auricélio Costa*