Complexo penitenciário trará benefícios para região de Imaruí

Em entrevista coletiva realizada na tarde de quarta-feira (21), o prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza, deu detalhes sobre a instalação da penitenciária de segurança máxima que será construída no município. O governador Raimundo Colombo anunciou na última terça-feira (20), em Florianópolis, que a penitenciária será instalada no município de Imaruí, no Sertão do Cangueri.O prefeito e o representante da Secretaria de Justiça e Cidadania, Glauco Roberto dos Santos, esclareceram aos jornalistas como foi o processo prévio à decisão de levar a penitenciária para o município. De acordo com o Amarildo, foram realizadas reuniões nas comunidades e encontros com lideranças locais para esclarecer as dúvidas com relação à vinda do empreendimento, principalmente aquelas ligadas à segurança. “Nós buscamos esclarecimentos antes de tomar uma decisão consciente e as estatísticas demonstram que os locais onde este tipo de empreendimentos são instalados, são extremamente seguros e não existe nenhum tipo de aumento de criminalidade”, salientou.O prefeito ainda explicou que a penitenciária tem uma grande oportunidade econômica e social para o município, gerando empregos e impostos e listou os benefícios sociais e econômicos.  “Serão cerca de 300 empregos gerados, com mão – de – obra prioritariamente da região. É um investimento importante para Imaruí e vai trazer desenvolvimento, tanto socialmente, quanto economicamente e na questão ambiental não tem nenhum empecilho”, afirmou Amarildo à imprensa. O projeto, que terá 21 mil metros quadrados construídos e capacidade para 1.200 detentos, está avaliado entre R$ 30 e R$ 40 milhões. O terreno para implantação do complexo já foi escolhido e não possui nenhum empecilho para fins de licenciamento ambiental, ficando aproximadamente a 10 quilômetros da sede municipal.Durante a coletiva, que reuniu cerca de 25 pessoas, entre vereadores, secretários municipais e imprensa, foram citados outros exemplos de cidades desenvolvidas onde complexos penitenciários foram instalados e também anunciados alguns investimentos do Governo do Estado que servirão de contrapartida, como a pavimentação de estradas, investimentos na atividade pesqueira, turismo, saúde, cultura e infraestrutura.De acordo com Glauco dos Santos, o suporte tecnológico de segurança na penitenciária que será construída é de alta tecnologia, impedindo fugas de todas as formas, como com escavações de túneis ou através de cercas. “É importante entender também a diferença entre presídio e penitenciária, onde o controle é diferente, as pessoas falam em presídio, mas o que teremos em Imaruí é um complexo penitenciário de alta tecnologia e nos mais altos padrões deste tipo de empreendimento”, complementou o representante da Secretaria de Justiça e Cidadania.Amarildo Matos de Souza ainda afirmou que o processo de esclarecimento da população será feito de forma muito transparente, levando informação nas comunidades, escolas e para toda a sociedade.   Dados gerais:
  • Área construída: 21 mil metros quadrados
  • Localização: Sertão do Cangueri. Não há necessidade de realocação de famílias e a área está fora de Unidades de Conservação
  • Segurança máxima
  • Espaço para 1.200 detentos
  • Utilização das mais modernas tecnologias de segurança
  • Detentos não têm contato direto com os agentes e nem com a população
  • Ambulatório e refeitório internos
  • Escolas e oficinas dentro da penitenciária
  • Gerador, reservatório de água e depósito de lixo próprios
  • Geração de empregos diretos e indiretos
  • As famílias dos detentos não costumam morar perto da penitenciária
  • Aumento na arrecadação dos impostos municipais
  • Maior repasse do Governo Estadual para o município
  • Mais dinheiro circulando na cidade com os empregos gerados