Governo libera mais de R$ 45 milhões para os municípios da SDR de Laguna

O Governador Raimundo Colombo esteve nesta quinta-feira (10), com o projeto "Governar o Governo", nos municípios de abrangência da Secretaria Regional de Laguna, para assinatura de convênios e liberação de recursos nas áreas da Educação, Infraestrutura e Saúde, que, juntos, somam mais de R$ 45 milhões.

A agenda do Governador teve início em Garopaba, na EEB José Rodrigues Lopes. Lá, assinou as ordens de serviço para a reforma geral, construção de castelo d'água e a reforma parcial na edificação e na quadra de esportes da EEB Maria Corrêa Saad, no valor de R$ 2 milhões. O Governador Raimundo Colombo também assinou a liberação de auxílio, através do Fundo de Desenvolvimento Social – Fundosocial, no valor de R$750 mil, para pavimentação, aplicação de agente anti-pó e asfalto nas ruas do município de Garopaba. Colombo afirmou que a maior riqueza de um povo é a educação. "Precisamos investir na educação, com ensino integral para nossos jovens, oportunizando a formação profissional para que possam desfrutar de um futuro promissor", ressaltou o Governador

Imbituba – A comitiva, foi recepcionada na EEM. Engenheiro Annes Gualberto, onde o governador Raimundo Colombo, assinou a ordem de serviço, no valor de R$ 2,7 milhões, para ampliação e reforma geral da instituição. A escola receberá o projeto de escola de Ensino Médio Integral. Na oportunidade, o Governador também assinou a ordem de serviço para a construção da quadra coberta com vestuário e reforma da EEB. Álvaro Catão, no valor de R$ 917 mil. Com início imediato, foi assinada a ordem de serviço da reforma geral e construção do castelo d'água da Escola de Educação Básica Henrique Lage, no valor de R$ 911 mil. A escola João Guimarães Cabral recebeu o valor de R$ 148 mil para reformar o muro, calçadas e o ginásio de esportes. A escola Marcílio Dias Santiago terá a reforma parcial na edificação e na quadra de esportes no valor de R$ 148 mil. O governador também liberou recursos para reformas parciais das escolas Justina da Conceição Silva (R$ 148 mil) e Julieta Pavan Simões (R$ 148 mil). Já para a liga imbitubense de futebol, foi destinado o valor de R$ 20 mil, para realização de eventos esportivos.O Hospital São Camilo recebeu o auxílio financeiro no valor de R$ 290 mil, para melhorias no setor de emergência, aquisição de uma torre de vídeo e equipamentos para cirurgias.

Laguna – O Governador Colombo visitou as obras da Rodovia SC 100. São 18 km de pavimentação inter-praias ligando a Passagem da Barra ao Farol de Santa Marta e ao Camacho, obra esta que obteve liberação do valor de R$ 26 milhões. A comitiva visitou as obras de instalação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva -UTI no hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, tendo o Governo do Estado repassado ao Hospital o valor de R$ 400 mil. "Essa obra se faz necessária. A saúde é um direito do cidadão e um dever do estado", ressaltou Colombo.
Na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, o Governador e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Christiano Lopes, assinaram as ordens de serviços para a reforma das escolas Comendador Rocha, Jerônimo Coelho e Renato Ramos da Silva no valor de R$ 147 mil cada. Já para a escola Martinho Callado Júnior foi liberada a quantia R$ 148,3 mil. Para o Projeto da reforma geral e ampliação da escola Ana Godin, que completará, neste ano, 102 anos, foi destinada a quantia de R$ 133,9 mil e para a escola do bairro Caputera, R$ 144,6 mil.

Ainda na UDESC, foi assinada a ordem de serviço que beneficiará o município de Imaruí. Para a reforma e ampliação da área construída da Escola Indígena Tekoá Marangatú, foram liberados R$564 mil. Já para a construção de uma capela mortuária, a quantia destinada foi da monta de R$ 100 mil, bem como para a pavimentação da Rodovia Municipal de Gangueri, R$ 82 mil. O município de Paulo Lopes recebeu, através do Fundo Estadual da Saúde, o valor de R$ 88 mil para aquisição de uma ambulância, além do repasse de R$ 100 mil para pavimentação e drenagem da rua José Manoel Custódio.

O Secretário Regional Christiano Lopes ressaltou a importância da assinatura de tantas ordens de serviços. "Estamos vivendo um grande momento. Um governo que se interessa pelo bem estar da população, que investe em saúde, educação e infraestrutura, merece nosso apoio. Quero agradecer ao Governador Raimundo Colombo e aos Secretários de Estado pelo apoio que temos recebido quando os procuramos", disse Lopes.

* As informações são do site da SDR de Laguna, texto de Cida Vichiett *