Seminário faz parte da programação da 1ª Festa da Pesca Artesanal e da Cultura Açoriana de Imarui

 

O seminário "TURISMO SOCIAL E A PESCA ARTESANAL NA REGIÃO DO COMPLEXO LAGUNAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" desdobrados nos painéis: "Turismo Social – Potencial e Perspectivas na Região do Complexo Lagunar" e "A Pesca Artesanal e o Desenvolvimento Regional auto-sustentável" permitirá que especialistas representando instituições federais, municipais e privadas possam interagir com os participantes do seminário no enfoque do desenvolvimento regional a partir das potencialidades existentes no Complexo Lgunar do Mirim/ Imarui/ Laguna, que envolve diretamente os municípios de Imarui, Imbituba e Laguna.

Estará presente representando o Ministério da Pesca e Aqüicultura o economista Manoel Viana, que é de Imarui; acompanhado de representante do Ministério do Turismo.

Estarão ainda presentes, o secretário de estado da Cultura, turismo e esportes de Santa Catarina – Valdir Walendoski; o presidente do Sindicato da Pesca de Santa Catarina – Osvani Cantalício Gonçalves; o presidente da Associação de Turismo do Sul de Santa Catarina – Albertino Ferreira; o mestre/historiador Vilson Farias, especialista em história e cultura catarinense e outros importantes especialistas.

Será uma experiência muito rica em que pescadores, administradores públicos, professores, alunos, agentes turístico-culturais, comerciantes e interessados poderão interagir com os especialistas no aperfeiçoamento de um documento/ sugestões que contenha os pontos críticos e indicações de possíveis soluções; para que se tenha uma política de desenvolvimento do Complexo Lagunar com base em critérios técnicos e sustentabilidade do ecossistema local.

Fica o convite ao público alvo mencionado, tanto de Imarui, quanto de outros municípios da região e de outras partes do Estado que acreditam poder contribuir com suas idéias na construção de um projeto de desenvolvimento lagunar que tenha no Turismo Social a força agregadora para promover o desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda a partir do aproveitamento do "saber fazer" dos pescadores artesanais, dos agricultores familiares, dos artesões e outros.

O seminário é promovido pelo Instituto de Juventude e será realizado no dia 10 de dezembro, a partir das nove horas, tendo por local o pavilhão de eventos da festa, no centro de Imarui. Lembramos que o evento faz parte da programação da "1a Festa da Pesca Artesanal e da Cultura Açoriana de Imarui"

Esperamos a todos no dia 10 de dezembro, para juntos pensarmos no desenvolvimento regional.

fonte :Luis Pequeno