Filme de Albertina Berkenbrock recebe prêmio Internacional

No dia 11 de junho de 2020, foi ao ar o filme da beata Albertina, que nasceu em Imaruí. O longa metragem foi exibido na internet devido a pandemia e contou a história da menina que teve sua vida, fé, solidariedade e amor, como fonte de exemplo e inspiração no mundo inteiro. Ela sofreu uma tentativa de estupro e foi assassinada com 12 anos, três anos após ter feito a Comunhão. Albertina foi morta porque quis preservar a sua pureza espiritual e corporal para defender sua fé e fidelidade a Deus. A menina mobilizou a comunidade onde vivia, para a data da Primeira Eucaristia e afirmou que aquele era o dia mais feliz da vida dela.

O longa-metragem foi gravado em Imaruí, pela companhia Boanova Films, com a participação de mais de 3 mil moradores da região e parentes diretos de Albertina, todos amadores na dramaturgia.

A obra contou com o apoio da Prefeitura Municipal e dezenas de empresas e instituições que contribuíram direta e indiretamente na sua elaboração.

O filme, com a direção de Luiz Fernando Machado e roteiro de Chico Caprário, recebeu o prêmio de melhor longa-metragem no Festival de Cinema do Detective Crime Thriller, em Los Angeles. Além da premiação recebida no último fim de semana, o filme concorre a outros dois prêmios. Um no Canadá, sendo pelo Festival Ascendence International Film Festival, concorrendo ao prêmio de melhor filme cristão, e outro no Festival Nazionale del Cinema e Della Televisione – Città di Benevento, na Itália, também na categoria de melhor longa-metragem.

O Prefeito Patrick Corrêa, recebeu em seu gabinete, os produtores do filme, Giovanna Barreto e Maurício Danielski Vicente, que entregaram em mãos, o DVD do longa.

“Todo o nosso reconhecimento aos profissionais que fizeram parte deste momento histórico e a todas as pessoas que participaram do filme também. Meu coração se enche de orgulho em contemplar nossa amada Imaruí, sendo palco de uma história tão linda, que nos traz lições tão importantes, como nossa fé em Deus”, declarou o prefeito.

Albertina Berkenbrock foi beatificada em 2007 e o seu processo de canonização continua tramitando no Vaticano. É o processo mais antigo de canonização em Santa Catarina.