Implementação de Sistema Fotovoltaico na Secretaria de Educação em Imaruí

Com um investimento inicial de R$ 37.405,67, a Prefeitura de Imaruí através da Secretaria Municipal de Educação realizou a instalação de 16 placas solares para suprir a demanda energética da Secretaria. Um sistema fotovoltaico de Gerador Solar On Grid com capacidade de produção de 8.56kWp. Todo o sistema é da marca Intelbras, com garantia de mais de 10 anos. Uma ação pensada a longo prazo, sustentável e que nos próximos 25 anos, gerará um retorno financeiro de mais de R$ 590 mil reais, e só nos primeiros 4 anos de funcionamento serão economizados mais de R$ 10 mil reais em energia. Desta forma o sistema “se pagará” num curto espaço de tempo.

“Um investimento de recursos próprios que viabilizará uma grande economia para que se possa investir em outras áreas para atender a nossa população e ainda contribuir para a produção de energia renovável. Com a implementação deste projeto piloto pretende-se muito em breve, estender as escolas e demais repartições públicas, uma vez que a economia e o retorno de recursos financeiros e energéticos será ainda maior, tendo em vista que com a implementação em apenas uma repartição já se tem uma significativa economia. Assim se faz uma gestão consciente e pensada além do mandato” declarou o Secretário de Educação Sérgio Jeremias.

O Prefeito Patrick Corrêa também destacou que: “A Energia solar é totalmente limpa e sustentável. Temos que fazer esforços para ajudar a preservar o meio ambiente e Imaruí, aos poucos, está procurando fazer a parte dela. Desde o dia 09/06, o Sistema de Energia Solar na Secretaria de Educação está em funcionamento. Em pouco menos de 10 dias, foram preservadas 11 árvores, o consumo de 78kg de carvão e prevenção de emissão de mais de 194 kg de CO2 (gás carbônico) na atmosfera. Um investimento que além de propiciar uma grande economia aos cofres públicos ajuda o meio ambiente!”