#Saúde: Setembro Amarelo, um alerta em favor da vida
No último 10 de setembro, foi lembrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. E como forma de conscientização e alerta para esta realidade, durante todo este mês ocorre a campanha Setembro Amarelo, criada pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, e iniciada no Brasil em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Ao longo do mês, em todo o mundo, locais públicos e particulares são identificados com a cor amarela, alertando para a prevenção do suicídio.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam a importância de se tratar do tema. De acordo com o órgão, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. Entretanto, nove em cada dez casos poderiam ser evitados. Para a OMS, a prevenção de uma questão tão complexa quanto o suicídio requer o engajamento de múltiplos setores da sociedade, como os relacionados à saúde, à educação, à justiça e à imprensa.
A Prefeitura Municipal de Imaruí, através da Secretaria de Saúde e Departamento de Comunicação, em apoio à causa, realiza durante todo o mês de setembro uma ação voltada à população imaruiense, alertando para a importância de falar sobre o tema. Através de peças de comunicação nas redes sociais e site, a Prefeitura e Secretaria de Saúde pretendem quebrar o tabu em torno do suicídio. Um assunto tão silencioso que só tem um jeito de ser enfrentado: falando sobre ele. Além de divulgação nas redes sociais, a Secretaria de Saúde desfilou no dia 07 de setembro com camiseta amarela confeccionada para a campanha, e realizará uma palestra com o tema “Prevenção do Suicídio”, no auditório “Rosana Lopes Mendes”, na Escola Municipal “Portinho Bittencourt”, no dia 19 (terça-feira), às 13:30H.