Realizado o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1 no último sábado
A Prefeitura de Imaruí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (30) o dia D da Campanha Nacional contra a gripe. O município tem como meta imunizar cerca de 70% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário formado por gestantes, crianças de seis meses a menor de cinco anos, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos e indígenas. A campanha de vacinação vai até o dia 20 de maio.
No município a campanha contra a gripe H1N1 começou no dia 25 de abril. “A vacinação contra gripe foi antecipada de forma preventiva. Essa vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: H1N1, H3N2 e Influenza B. Conforme orientação do Ministério da Saúde, os grupos de risco também estão entre os prioritários na campanha. Gestantes, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, além de pacientes renais crônicos fazer parte dos grupos que serão vacinados. Quem tomou a vacina no ano passado precisa se imunizar novamente este ano”, destacou o secretário de Saúde, Mário Cardoso.
De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde. Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta, rouquidão, tosse seca e coriza. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou falar. Também pode ser transmitida por meio indireto, pelas mãos ou após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e exame laboratorial.