Prefeitura de Imaruí discute balizamento com pescadores do município

A Prefeitura de Imaruí, através da coordenação de pesca, realiza diversas reuniões com pescadores do município para discutir áreas de preservação permanentes, artes de pesca, balizamento, e o futuro da pesca artesanal na lagoa de Imaruí.

Os moradores das comunidades de Nazaré, Praia Vermelha e Fazenda São Paulo entraram nesta discussão e já realizaram um abaixo assinado, solicitando o balizamento de uma área de preservação permanente na região das comunidades, onde várias espécies se reproduzem e crescem.

Segundo o coordenador de pesca do município, Marciano da Silva, já foram levantadas aproximadamente 130 assinaturas de pescadores, que serão encaminhadas para a EPAGRI, que está realizando esse processo de balizamento. A EPAGRI vai encaminhar a questão para o IBAMA e demais órgãos superiores.

Dentro das áreas demarcadas pelo balizamento só é permitido a pesca de peixes, com redes de malha mínima número 7, conservando o mesmo padrão para a pesca de tarrafa. A pesca de camarão não é permitida dentro das áreas de preservação demarcadas pelo balizamento.

“É de grande importância a discussão sobre a pesca no município, pois ela garante a renda e inúmeras famílias imaruienses. O pescador deve se conscientizar sobre a pesca ideal, com artes ideais, para o bem da lagoa e de todos os pescadores.” – Conclui Marciano.