Mercado do Produtor de Imaruí será reinaugurado

O prédio do Mercado do Produtor em Imaruí que se encontrava em péssimo estado de conservação e higiene recebeu um olhar diferenciado da Administração Municipal.

A reforma está em fase de conclusão e brevemente o espaço será utilizado por produtores, agricultores, pescadores e artesões, que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos.

Existe uma parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Meio Ambiente, Secretaria de Promoção e Assistência Social, Epagri, Cooperlagos e demais artesões locais.

Segundo a Secretária de Promoção Social Chirlley, muitas pessoas que visitam Imaruí procuram artesanatos da cidade para levar de lembrança, e ter um espaço destinado a essa comercialização é uma vitória com certeza.

A data para a reinauguração ainda não foi definida. Todos os procedimentos legais estão sendo providenciados, reuniões estão sendo realizadas.

A Cooperlagos é uma cooperativa de pescadores, produtores e artesões das comunidades de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Imaruí, fundada há três anos, e conta hoje também com associados do município de Pedras Grandes.

Atualmente a Cooperlagos fornece merenda escolar (agricultura familiar) para Imaruí, Paulo Lopes e Imbituba. Em Imaruí existem 14 agricultores associados, mas a cooperativa abre espaço para  novas filiações.

Existem aproximadamente 30 cooperativas no estado, e que produzem diversos produtos diferentes, a parceria se faz necessária para que possamos ter acesso a todos esses produtos, isso permitirá também que os produtos imaruienses sejam comercializados em outras cidades e os de outras cidades sejam comercializados aqui, o intercambio é muito positivo, comenta Leonir Roque Funez técnico da Epagri.

O Secretário de Desenvolvimento Rural Pesca e Meio Ambiente Henrique José Jeremias falou da importância da parceria para que esse projeto siga adiante. Estamos nos empenhando para que o mais breve possível esse projeto se torne uma realidade.