ELEIÇÃO DE DELEGADOS DO OP CONCLUÍDA

O Orçamento Participativo (OP) do Município de Imaruí fechou mais uma rodada. Na última semana a prefeitura de Imaruí realizou as últimas assembléias do OP para eleição de delegados. Foram eleitos os delegados da Região 4-B (Ângulo da Samambaia; Rio Prainha; Rodeio; Samambaia; Sítio Novo e São Tomás) no dia 16, e os delegados da Região 1 (Cangueri – Quadro da Capela; Cangueri de fora; Fazenda São Paulo; Figueira Grande; Itaguaçu; Itapeva; Nazaré; Praia Vermelha; Ribeirão do Cangueri; Sertão do Cangueri e Tamborete) no dia 19.

Segundo a coordenadora do OP, Evelyn, as duas últimas reuniões não foram diferentes das demais em pauta e método, mas demonstraram uma grande participação popular.

Para fechar com “chave de ouro” as últimas reuniões, o Prefeito Manoel Viana fez um discurso um pouco diferenciado, demonstrando claramente os problemas enfrentados frente a administração municipal, total empenho e força de vontade a mudar e construir, com a população, um Imaruí melhor.

Nesta fase, na reunião, cada comunidade presente coloca um representante na mesa de honra. O secretário de Administração, Luciano Boico, apresenta o método de eleição e as regras. Em seguida os representantes utilizam do microfone para falar em nome da comunidade, e expor sua opinião, elogio ou crítica. Em geral, cada um coloca a sua dificuldade especifica e é unânime as falas sobre o método do OP: “Pela primeira vez na história do município a Prefeitura tem aberto espaço para ouvir diretamente os problemas da população, além disso, implementa um método participativo de eleição de delegados para decidir as prioridades de cada comunidade. É uma maneira diferente de tratar a população”.

Evelyn conclui dizendo que o Orçamento Participativo ainda não acabou. “Há muito chão pela frente! Agora vamos para a etapa dos Fóruns Regionais de Delegados (FRDs), as eleições das prioridades por comunidade, a hierarquização por região e área de investimento, e as caravanas do OP para que todos conheçam as dificuldades entre as comunidades, depois temos ainda mais uma etapa de assembleias regionais para eleição dos conselheiros, que, enfim, vão elaborar a Lei do Orçamento Anual (LOA) para 2014”.

“O Importante é que a população está participando com muita calma e apoiando a novidade, querendo participar e dando um passo após o outro, até chegar na elaboração do Orçamento de 2014, – Conclui a coordenadora do processo.

Maiores informações podem ser obtidas através do site da prefeitura, pelo e-mail imprensa@imarui.sc.gov.br, pelo telefone (48) 3643-0138, ou na própria sala do Orçamento Participativo, na Prefeitura de Imaruí.