Horário de verão acaba no domingo (20)

O tão discutido Horário de Verão que começou em 17 de outubro de 2010 chega ao fim no próximo final de semana, mais precisamente no domingo (20). Estabelecidos no Brasil por decreto desde 1931 (por Getúlio Vargas), ainda que de forma descontínua, suas origens na verdade remontam à Inglaterra do ano de 1907.

Foi lá que um construtor londrino, membro da Sociedade Astronômica Real, chamado William Willett (1856-1915) deu início a uma campanha para diminuir o consumo de luz artificial ao mesmo tempo que estimulava o lazer dos britânicos.
Num panfleto de 1907 intitulado "Waste of Daylight" (Desperdício de Luz Diurna) Willett propôs avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e retardá-los a mesma quantidade nos domingos de setembro.
As polêmicas surgiram ali mesmo. Especialmente entre os fazendeiros, que têm que acordar com o Sol, não importa que horas marquem os relógios. Willett não viveu o suficiente para ver sua ideia colocada em prática. O primeiro país a adotar o horário de verão acabou sendo a Alemanha, em 1916, seguido pela Inglaterra.
O horário tem como objetivo adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.
Aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território.
No caso do Brasil, atualmente é o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão, a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema.
Durante os meses do verão ocorre um aumento na demanda de energia, o que é particularmente percebido por volta das 18h, quando as pessoas retornam para seus lares e ligam luzes, chuveiros, condicionadores de ar, fornos. Esse também é o horário em que a iluminação pública é acionada. O aumento brusco da demanda pode ter impacto negativo na estabilidade do sistema elétrico.
Ao se adotar o horário de verão brasileiro ocorre um deslocamento na entrada da iluminação pública (devido à iluminação natural, ainda presente), que passa a não mais coincidir com a chegada das pessoas em casa após o trabalho. Verifica-se uma economia de energia nos Estados da região Sul (até 5% de redução da demanda integrada durante o consumo de pico), porque essas localidades estão inteiramente ao sul do Trópico de Capricórnio.
Porém, nos Estados da região Nordeste e, principalmente, da região Norte, a variação de luz solar anual é insignificante, o que não justifica a adoção do horário de verão nem mesmo para melhorar a segurança do sistema.
Enquanto está em vigor (nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil) o único impacto no Norte e Nordeste do país é na programação das emissoras de televisão, que seguem o horário em vigor no Rio de Janeiro e São Paulo.

Dia de 25 horas

Com o fim do horário de verão os fenômenos celestes (nascer o pôr-do-sol, por exemplo) voltam a coincidir com o horário "normal", que se não serve para economizar ou garantir mais segurança ao sistema elétrico, pelo menos é aquele com o qual estamos acostumados há milhares de anos.

Quando é o próximo?
O horário de verão 2010/2011 começou à 0h do domingo 17 de outubro de 2010 e termina à 0h do domingo 20 fevereiro de 2011 (ou meia-noite do sábado 19). Os relógios ficam adiantados uma hora somente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Desde 2008 um decreto do presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão brasileiro. A mudança ocorrerá, anualmente, entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro (se coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão será transferido para a semana seguinte).
As datas de início e término do horário de verão não são determinadas por critérios astronômicos.

A partir da meia-noite todos devem atrasar o relógio em uma hora!

 

fonte:http://www.adjorisc.com.br/jornais/opopular/impressa/geral/horario-de-ver-o-acaba-no-domingo-20-1.409891