Secretaria de Educação realiza reunião do Conselho Deliberativo e Grêmio Estudantil
Em reunião com os diretores das escolas municipais, nesta quarta-feira (17), na secretaria de Educação, foi discutido sobre Conselho Deliberativo Escolar e Grêmio Estudantil, que será implantado este ano nas escolas de Imaruí.
O Conselho Deliberativo Escolar é um órgão constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, diretores e professores), cuja responsabilidade é as decisões sobre as dimensões administrativas, financeiras e políticas-pedagógicas das escolas. É uma gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade.
A função do CDE tem como finalidade assegurar a participação de todos os segmentos para tomada de decisões da escola, acompanhando a aplicação dos recursos e discutindo prioridades. Ao Conselho também cabe avaliar a atuação da escola na execução do projeto político-pedagógico, para participar das discussões sobre assuntos de interesse da comunidade escolar.
O Conselho Deliberativo deverá ser constituído por um número de no mínimo seis conselheiros e deverá também ser realizada reunião mensal, com pauta previamente estabelecida, para que possam ser apresentadas e discutidas as soluções e encaminhamentos.
As principais atribuições do CDE são: representar o segmento discutindo e avaliando internamente propostas a serem apresentadas nas reuniões; promover reuniões a fim de discutir questões referentes à organização e ao funcionamento da escola; orientar e coordenar os seus segmentos visando à eleição de seus representantes de conselho e colaborar na execução das medidas definidas no CDE, desenvolvendo ações no âmbito de sua competência.
Já o Grêmio Estudantil é uma organização também sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. De acordo com a Secretária de Educação Maria do Carmo “toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da escola. Por isso, o Grêmio nas escolas públicas deve ser estimulado pelos gestores da escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada,” declarou.
As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da vida dos jovens.