CRAS é inaugurado em Imaruí

O prédio próprio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Imaruí foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 21, e contou com a presença de autoridades, funcionários do funcionalismo público e integrantes da comunidade. A unidade, localizada na Av. Vereador Alceu Rochadel da Silva, Centro, atenderá bairros da região e tem 255 m² de área construída. Orçado em R$ 377.111,27, o prédio tem 12 salas, distribuídas entre administrativo, atendimentos, banheiros masculinos, femininos e com acessibilidade e outros.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e torna estes serviços sociais próximos a população.

Há o Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), ofertado necessariamente no CRAS, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos e contribuir na melhoria de sua qualidade devida. Oferece grupo PAIF às famílias acompanhadas

Atende também programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Do ato de inauguração participaram o Prefeito Rui José Candemil Júnior, vice prefeito Juaci do Amaral, Secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação Romanna Remor, Vereadores, secretários municipais e lideranças.

A Secretária de Promoção Social falou da conquista e frisou a importância da participação de todos os envolvidos. “Estou muito feliz, e é uma honra participar deste momento. O CRAS é a porta de entrada para a assistência social. Agradecemos a todos os envolvidos nesta obra”.

O Prefeito Rui José destacou a importância da obra para o município. “É com muito prazer que entregamos esta obra a comunidade imaruiense. Esta nova instalação oferece acessibilidade de excelente qualidade a comunidade, temos salas específicas para atendimentos. Para nos adequar aos procedimentos burocráticos e recuperar o recurso para a construção desta unidade, trabalhamos para recuperar a CND no início do ano passado, e aqui está mais uma conquista. Tenho certez que vai ser bem utilizada pela Secretaria municipal, e principalmente pela população.”

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Romana Remor, destacou a participação da Banda Municipal no evento e frisou a importância do serviço social para a população. “Minha saudação especial ao Prefeito, a Secretária de Promoção Social, a todos os envolvidos. Parabenizo esta equipe que correu atrás para que não perdessem esta obra. Nós experimentamos todas as semanas, na Secretaria de Estado, desafios como este de convênios e prestação de contas com exigências legais não cumpridas que podem comprometer as prefeituras, o estado.” A secretaria falou da importância de todos que trabalharam na obra, que permitem o alcance das pessoas que podem ser alcançadas pelo poder público. Emocionada, a Secretária falou sobre as dificuldades sociais que devem passar pela Secretaria. “Obrigada por nos permitir estar aqui, por poder contribuir com o município. Nós ainda temos o compromisso de trazer toda a mobília, e vocês receberão tudo que tem direito.”