Prefeitura realiza Seminário sobre Programa Família Acolhedora voltado para Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Imaruí, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, em parceria com o Fórum da Comarca de Imaruí, realizou nesta quinta-feira (28), no Fórum da cidade, o Seminário regional sobre o Serviço Família Acolhedora. O seminário foi ministrado pelo Mestrando Psicólogo Luís Claiton e pela Assistente Social Micheline, do município de Içara, que é referência no acolhimento familiar. E contou ainda com a participação de secretários municipais.

Aos participantes foi apresentada a importância do serviço, uma política pública municipal de apoio e proteção social especial à criança e ao adolescente. Compreender que o acolhimento em famílias acolhedoras é provisório e assegura às crianças e adolescentes, vítimas de abandono, negligência e formas múltiplas de violência o direito fundamental e constitucional à convivência familiar comunitária.

As famílias acolhedoras assumem o compromisso de tornarem-se parceiras no atendimento e na preparação para o retorno da criança e/ou adolescente à família de origem.

Ao acolher provisoriamente meninos e meninas as famílias candidatas só conscientizadas da diferença entre acolhimento e adoção.

Acolher uma criança ou um adolescente é obter a guarda provisória, evitando que eles vivam em abrigo e possibilitando um ambiente adequado ao desenvolvimento infanto-juvenil. A adoção é a maneira legal e definitiva de uma pessoa assumir como filho uma criança ou adolescente nascido de uma outra pessoa.

As famílias ou pessoas selecionadas passam por quatro fases: visitas domiciliares; entrevista; preenchimento de relatório psicossocial e capacitação na área de criança e adolescente. Após essas etapas, poderão acolher meninos e/ou meninas por um período que varia entre seis meses e um ano e meio.

O Município de Imaruí está dando os primeiros passos para implantar definitivamente o serviço Família Acolhedora no município e ainda serão realizados outros encontros co judiciário e técnicos para iniciar contratação de equipe técnica.