#Saúde: Autismo, inclusão e socialização

A conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é fundamental para promover a inclusão. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Saúde promove o acolhimento e apoio para familiares e amigos, com encontros mensais para troca de experiências, palestras e abordagens específicas sobre o Autismo. Enfermeiras, assistentes sociais, nutricionista e outros profissionais participam destes encontros. 

Os encontros acontecem com familiares e profissionais da Saúde. O objetivo é trazer compreensão e inclusão das pessoas com Autismo na sociedade. Trocar ideiais, debater medidas de inclusão para autistas, acolher, fazem parte do Projeto de Humanização da Saúde no município, iniciado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. 

A Secretaria Mayara Faust dá enfase ao fato de que na grande maioria das vezes os familiares se veem desamparados. “Nós estamos oferecendo um espaço para discutir tudo que envolve o Autismo. Debatemos medidas de inclusão, trocamos ideias. O objetivo é fazer este grupo crescer, envolver mais profissionais que contribuam e daqui tirar políticas que contribuam com o desenvolvimento e inclusão dos Autistas.” 

Para o mês de julho, a reunião ficou agendada para o dia 26, e como de costuume, acontecerá no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF).