Secretaria Municipal de Educação realiza Encontro do PNAIC 2018

A Secretaria Municipal de Educação de Imaruí realizou na última quarta-feira, 11 de abril (quarta-feira), Encontro do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – destinado a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais, urbanas e rurais, brasileiras.

O Encontro ocorreu no Auditório Professora Rosana Lopes Mendes, na Escola Portinho Bittencourt, e auditório do CEIM Carlos Gomes, e reuniu professoras e coordenadoras do pré-escolar (educação infantil) ao 3º ano do Ensino Fundamental, além da equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, coordenadoras do projeto, e professores.

O ato de abertura contou com a participação da Coordenadora de Recursos Humanos, Ester R. Madalena, que representou o Secretário Deivid Monteiro Torquato, além do Professor Gero, diretor da Escola Portinho Bittencourt, e coordenadora do PNAIC em Imaruí, Lília da Rosa Fernandes.

A coordenadora local do PNAIC, Lília, iniciou com a apresentação do Programa, destacou o objetivo do programa, e importância do Programa. O evento teve como objetivo ressaltar a importância do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – que vai ao encontro da meta 5 do PNE – Plano Nacional da Educação –, que é: “Universalizar alfabetização para todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Os temas abordados, como: “Alfabetização Matemática”, “Estudo da  Geometria” e outros, foram apresentados pelas formadoras Giovanna Barreto, Adriano Pacheco Carvalho Pereira, e Cassilda de Souza Padilha.

Na parte da manhã, o Encontro contou com palestra ministrada pela Dra. Edla Maria Silveira Luz, Doutora em Ciências da Linguagem, na Linha de pesquisa Linguagem e Cultura, e no período vespertino,  com orientações das coordenadoras do PNAIC em Imaruí, além de proposta de atividades que foram executadas pelos professores e distribuição de kits de trabalho no PNAIC.

Sobre o PNAIC

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – teve início no ano de 2013 e tem apresentado efeitos positivos no desenvolvimento da alfabetização das crianças no Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) das escolas. Neste ano de 2017, o Programa conta com a inclusão da Educação Infantil – Pré Escolar, que trabalhará as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças. “A responsabilidade pela alfabetização das crianças precisa ser acolhida por docentes, gestores e instituições formadoras como um imperativo ético indispensável à construção de uma educação efetivamente democrática e socialmente justa”. (Documento Orientador PNAIC- MEC).