Conferência Municipal de Assistência Social

Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi o tema da XI Conferência Municipal de Assistência Social de Imaruí, realizada na quinta-feira(10), no Auditório Professora Rosana Lopes Mendes, da Escola Portinho Bittencourt. As conferências tem o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Elas ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal.

O evento contou com a participação da Secretaria de Promoção Social, Ana Paula Felipe Candemil, da Presidente do Conselho Municipal de Assistencia Social,Rita de Cassia da Silva Pereira, membros do Conselho e da Secretaria de Promoção Social.

A conferência foi realizada com base nos eixos temáticos: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos. 


O prefeito municipal Rui José Candemil Júnior compareceu à Conferência, e destacou a participação da sociedade civil e também da administração pública na assistência social e ainda colocou-se a disposição do conselho e da secretaria de promoção social.


O Presidente da Associação Imbitubense de Pessoas com Deficiência Física e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Professora e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Imbituba, Marivone Mendonça Damázio discorreu sua palestra na temática da conferência. Destacou a importância de da discussão, reflexão, participação e apresentação de propostas para a garantia de direitos sociais. Trouxe a reflexão da importância e obrigação do atendimento pelos representates sociais às pessoas que procuram os atendimentos oferecido pelo referido órgão. 


A palestrante trouxe uma explanação dos eixos temáticos e solicitou a participação de todos para realização das propostas nos grupos de trabalhos. Antes do encerramento da conferência municipal, os grupos de trabalho realizaram a votação das propostas elaboradas durante as discussões dos grupos baseados nos eixos norteadores e a eleição dos delegados para XI Conferência Estadual de Assistência Social.