Campanha de Vacinação contra gripe foi prorrogada
O prazo para vacinação contra Gripe foi prorrogado, e está na reta final. A campanha começou no dia 17 de abril e termina nesta sexta-feira. A demanda do município, apesar de um pouco grande, não está alcançando a meta, por conta da baixa procura.
Podem se vacinar, os seguintes público-alvo:
- Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
- Idosos (a partir de 60 anos)
- Profissionais da saúde
- Povos indígenas
- Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
- Professores de escolas públicas ou privadas
Número de casos foi alto em 2016
Em 2016, houve 12.174 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza no país. A SRAG é uma complicação da gripe. Houve ainda 2.220 mortes, número alto em comparação a anos anteriores. Do total de óbitos, a maioria (1.982) foi por influenza A/H1N1. Este foi o maior número de mortes por H1N1 desde a pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em decorrência do vírus no Brasil.
Para a vacinação, devem apresentar a carteirinha de vacinação, portadores de doença crônicas não transmissíveis devem apresentar uma prescrição médica com indicação da vacina, ou, caso sejam cadastrados em programas de doenças crônicas do SUS, podem-se dirigir aos postos que estão registrados para receber a vacina sem a necessidade da prescrição, já os professores devem apresentar um comprovante de vínculo com uma instituição de ensino e os trabalhadores de saúde precisam apresentar carteira de identificação profissional, ou comprovante de pagamento.