Prefeito faz Balanço dos 100 dias de Governo
O Prefeito de Imaruí, Rui José Candemil Jr, recebeu a imprensa nesta terça-feira (18/04) para apresentar o balanço das ações dos 100 primeiros dias de Governo. Falou também do diagnóstico financeiro e dívidas herdadas da gestão anterior.
Rui José iniciou a Coletiva falando sobre a situação financeira, que foi o fato de a Prefeitura estar com a contabilidade com 06 meses de atraso no sistema. Além de diversas pendências financeiras, sendo que algumas sequer foram empenhadas, e não há registro algum na contabilidade. “A contabilidade da prefeitura ficou seis meses sem alimentar os sistemas. Além da desorganização que encontramos em todos os setores da prefeitura, tínhamos certidões negativas desatualizadas que impediram a tomada de ações importantes. No dia 20 de março realizamos o fechamento da administração anterior onde descobrimos um total de quase dois milhões em dívidas registradas. Estamos ainda realizando um relatório de dívidas que não foram registradas, mas tiveram serviços prestados. Os fornecedores que apresentam as notas e provam que desempenharam os serviços, estamos tentando pagar estas dívidas também para normalizar a prestação de serviço de nossos fornecedores”, ressaltou o prefeito.
Chamada de servidores efetivos no último mês de governo foi um fator negativo e que atou as mãos do atual gestor. O aumento de aproximadamente 25% de gastos com pessoal, engessou o projeto de governo do Prefeito, e fez com que secretarias trabalhem sem o número adequado de funcionários. “Logo após as eleições a administração anterior chamou 68 servidores efetivos e isto é inédito, nunca foi feito por nenhum outro prefeito. A chamada destes servidores deixa nossa folha comprometida, impedindo que possamos contratar funcionários comissionados para outras áreas que precisam mais, como por exemplo a saúde. Não estou com a secretaria de saúde funcionando redondamente porque não tenho funcionários, tenho 3 ou 4 comissionados e eles não tem como dar conta da demanda”,
O prefeito acrescenta o fato que o FPM do município, que já é baixo, ao equipararmos com o Orçamento anual, e a tendência é que o valor ainda seja reduzido.
O Sindicato dos Servidores está reivindicando revisão salarial, IPCA, reativação do Cartão Vale Alimentação, e também pagamento de horas aos motoristas da Secretaria de Saúde, e o Prefeito vem se preparando para dialogar com os servidores.
Questionado sobre a volta do Ferryboat, o Prefeito destaca que será necessário a Construção de um novo atracadouro no Bairro Prainha, para a volta do meio de transporte. No entanto, o recurso para a construção, só poderá ser recebido com a CND em dia.
O prefeito Rui José firmou convênios importantes com insituições como o Hospital São João Batista, a APAE do município, Rede Feminina e Banda Municipal.
Após uma breve apresentação, o Prefeito relatou ações das Secretarias Municipais.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E JUVENTUDE
- Realização de Processo Seletivo para ACT’s e ampliação dos Professores Efetivos.
- Aquisição de Equipamento para Captação de Água em poço artesanal para escola de Sítio Novo.
- Nas Escolas Municipais a prefeitura realizou investimentos, como:
- Construção de rampa de acesso;
- Reativação da sala de informática e brinquedoteca;
- Instalação de Fraudário;
- Distribuição de materiais pedagógicos;
- Alimentação dos alunos em dia. Merenda escolar.
- Realização de recuperação do Ginásio Municipal.
- Festival de Futsal;
- PArticipação de jogos no intermunicipal;
- Visita a Escolinhas de Políticas Esportivas;
SECRETARIA DE SAÚDE
- Recuperação e manutenção de várias unidades básicas de saúde;
- Manutenção e Conserto da frota e parte mecânica, como pagamento de documentos;
- Profissional da Vacina está atuando em todos os dias, e durante os períodos matutino e vespertino.
- Recebimento de Ambulância do Estado e está em recuperação uma ambulância do município;
- Entrega de móveis e equipamentos para unidades básicas de saúde;
- Regularização da compra e entrega de medicamentos;
- Está em andamento processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, e técnicos de enfermagem.
SECRETARIA DE OBRAS
- Manutenção e Reparos em veículos para atender demandas urgentes;
- Recuperação e manutenção da SC-437.
- Colocação de Tubas em Ribeirão de Imaruí;
- Recuperando de estradas sem calçamento no perímetro urbano;
- Serviço de Limpeza, recuperação e manutenção das Praças;
- Limpeza do Cemitério Municipal;
- Recuperação de Estradas Municipais do perímetro rural: Vale do Rio D’uma; Sertão de Cangueri, Tamborete, Itapeva, Cangueri de Fora Praia Vermelha, Figueira Grande.
- Recuperação e Construção de Pontes;
- Limpeza das comunidades próximas ao Centro;
- Recuperação de duas patrolas e uma retroescavadeira;
- Recuperação de 04 caçambas.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E PECUÁRIO
- Realização de treinamento para emissão de nota fiscal;
- Realização de treinamento para o setor de INCRA;
- Aquisição de ferramentas para uso veterinário;
- Sistema Horas trator;
- Disponibilização de trator para Secretaria de obras.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
- Emendas no valor total de R$ 470.000,00
- Recuperação de CND’s
- Prestação de Contas;
- Projetos:
- Recuperação Asfáltica;
- Abertura e pavimentação asfáltica;
- Reforma de unidades de saúde;
- Reformas de escolas.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
- Licitações:
- Gêneros Alimentícios (Merenda Escolar)
- Transporte Escolar;
- Estágio de estudantes;
- Segurança Privada para eventos;
- Coleta de Lixo;
- Fornecimento de pneus;
- Tributos:
- Emissão de Guias de Alvarás;
- Emissão de Guias = Campanha IPTU 2017;
- Emissão de Alvarás para Festa de Passos;
SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL
- Visitas aos Grupos de Mulheres e Idosos do Município;
- Reuniões de Conselhos Municipais;
- Atendimentos eventuais;
- Visitas domiciliares;
- Encaminhamentos para Semana do Município;
- Implantação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência;
- Implantação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Ascom – Prefeitura Municipal de Imaruí